O que deves adicionar à tua rotina | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Por que razão deves adicionar esta prática à tua rotina?

Para seres mais produtivo no teu dia-a-dia, deves adicionar tarefas desagradáveis à tua rotina. Vários testemunhos dizem que resulta.

Quando o despertador toca, começamos o dia com as tarefas de rotina e há sempre aqueles afazeres que vamos adiando por serem mais desagradáveis. O problema é que, quando adiamos muitas dessas tarefas de que não gostamos, cria-se um ligeiro caos de organização que nos deixa frustrados.

Temos consciência de que não devemos esperar pela vontade de realizar essas tarefas e o melhor mesmo é aderir à seguinte prática: definir um momento para tarefas mais desagradáveis. Na atualidade, em que se dá nome e hashtags a tudo o que vira moda, este método é designado de "scary hour", isto é, hora assustadora, em português.  

O nome parece, por razões óbvias, assustador, mas não passa de uma estratégia de produtividade. Consiste em escolher uma hora do dia focada a 100% em tarefas de que não gostamos. Pode ser, por exemplo, arrumar a casa, pôr a contabilidade em dia, responder a e-mails ou a mensagens que se têm evitado, etc. 

A "scary hour" será diferente para cada pessoa, podendo ser feita de manhã ou à noite, e incluir tarefas mais sociais ou burocráticas. Na maior plataforma de tendências, o TikTok, são vários os testemunhos de quem adicionou esta prática à rotina diária, mas fora do círculo das redes sociais há outros exemplos.  

 

É o caso do jovem empresário Vip Sitaraman, consultor digital da Phoenix VC, no Arizona, que diz que se tornou mais produtivo ao implementar a scary hour no dia a dia. Nessa hora, dedica-se às tarefas mais importantes que tem evitado e recorre a várias ferramentas para as cumprir, conforme partilhou com o Business Insider

Sitaraman enumera a metodoligia OKR (sigla em inglês para Objetivos e Resultados-Chave) para definir as tarefas prioritárias; usa sites, como o LeechBlock NG, para bloquear plataformas que podem desviá-lo da produtividade, e recorre ao Notion Habit Tracker, no qual no fim da scary hour, o empresário regista, com honestidade, o que fez ou não. 

Desafia-te a adicionar a "scary hour" à tua rotina e sente-te mais realizado, com um dia a dia mais produtivo. 

Coolhunting

As futuras mães têm nove meses para usar a nova coleção da Mango

Para ti ou para oferecer a uma futura mãe, a Mango tem uma nova coleção pré-mamã, com calças de ganga, vestidos e muito estilo.

Nécessaire