Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Contraria o dia mais deprimente do ano com estas dicas

Ainda estás a recuperar das festividades e dos gastos de dezembro e não tens paciência para nada? Segue estas dicas para enfrentares esta "blue monday".

Existem hábitos simples que podes adotar e que podem ter um grande impacto no teu humor.

Ora vê:

Abre as cortinas e persianas

A luz solar é importante para regular o humor e os ritmos circadianos e consequentemente, ajuda a acalmar. Se estiveres a trabalhar em casa, coloca-te perto da luz.

Abre as janelas

Respira fundo e sente o ar fresco. O trabalho respiratório é ótimo para acalmar o cérebro e o sistema nervoso.

Estica-te e alonga

Liberta o teu corpo e tenta alongar todos os músculos. Foca-te no rosto e procura relaxar a mandíbula, a boca, os músculos dos olhos e as sobrancelhas. Vais tirar um peso de cima.

Finje uma gargalhada

Não tenhas medo de parecer maluca/o. Claro que rir com vontade é ainda melhor, mas imitar um bom “hahaha” é suficiente para provocar alterações no cérebro. Rir aumenta a produção substâncias químicas como a dopamina e a serotonina — que atuam sobre as sensações de felicidade e prazer e podem combater o stresse e a depressão.

Organiza-te

Acordar e viver numa casa limpa e organizada transmite mais tranquilidade.

Rodeia-te do que te acalma

Podem ser cores, aromas, sons ou imagens. Introduz estes elementos em tua casa.

Muitas plantas

A natureza tem um efeito calmante e as plantas da casa podem até ajudar a melhorar a qualidade do ar.

No fim do dia, vai desligando

Quando o sol se põe, diminui as luzes de casa, guarda os telefones e computadores. Começa a relaxar com um livro, música ou um filme que desperte o teu bom humor. Sozinha/o ou acompanha/o, tu decides.

Cortinas blackout

Podem ajudar a reduzir o brilho das luzes da rua e o ruído da estrada, o que te ajudará a adormecer e dormir melhor e a minimizar o despertar muito cedo. Uma boa rotina noturna com sono de qualidade ajuda a melhorar o teu humor.

Coolhunting

Na família de Ronaldo o diamante já é jóia de família!

Não sabemos se já é tradição ou uma grande paixão por diamantes, o certo é que o Clã Ronaldo parece estar a aderir em força.

Nécessaire