Reprodução Blade Runner
Nécessaire

Próxima tendência? O conceito inovador de um hairstylist português

A Expocosmética é palco das principais tendências de beleza e é lá onde a Versa encontra o hairstylist João Dias, que nos dá a conhecer um conceito inovador e bem ao estilo "freak".

A Feira Internacional de Estética, Cosmética e Cabelo, a Expocosmética, regressa à Exponor de 1 a 3 de abril. “Self Love” é o mote deste ano, que serve de manifesto ao amor próprio. E quem se ama faz o que tem a fazer pelo seu bem-estar e sem medo de mudanças, certo? Pelo menos é nisso que João Dias acredita, ao nos falar em "Freaks Collection".

Se ainda não ouviste falar neste conceito, talvez seja o momento de o conheceres, já que o hairstylist português, que terá lugar marcado no evento, promete apresentar a nova tendência de cabelos ao mercado.

O que é isto da "Freak Collection" e como surge a inspiração?

É uma tendência de afirmação, de estar pronto para o que se vislumbra. Há aqui inevitavelmente um carácter cíclico de zeitgeist [termo alemão que define o espírito de uma época]. Uma proximidade do momento atual com o final dos anos 80, o retorno dos anos 90 revistos e aumentados num novo futuro. Há inspirações diretas e indiretas do filme Blade Runner e tudo o que o antecede, aquela onda mais noir de cyberpunk (mas com um twist mais colorido, menos "Judge Dredd" ou "Neuromamcer" e mais "Idoru").

Porquê "freak" [aberração ou louco, na tradução]? É justo dizer que só os que não têm medo de arriscar é que podem aderir a esta estética? Ou qualquer um pode vir a ser um "freak"?

Em biologia não se distingue "freak" de evolução. "Freak" não é não ter medo de arriscar. Aliás, se pensarmos nestes tempos acelerados que vivemos, ser "freak" é apenas não ficar imóvel, é  deixar para trás um passado cada vez menos adaptado a um mundo novo.

Medo devem ter os que não mudam.

Quais os produtos a usar para quem quer ser "freak"?

Os que uso e recomendo obviamente [risos]. A descoloração da marca Difiaba (charcolite) e a coloração Ouroexpert (professional system).

Ao aderir a este corte e nova coloração, que cuidados devemos ter para manter o cabelo saudável sem danificá-lo?

O cuidado principal é sempre o de escolher um bom profissional que, em função do cabelo com que trabalha e o que nele já foi feito, sabe o que indicar, quer relativamente aos produtos a usar, quer sobre o que fazer e até dizer como irá evoluir aquele corte.

Nécessaire

Tendências make-up: especialista diz-te tudo o que precisas de saber

Chegou a 26.ª edição da Expocosmética e a Versa fala sobre as tendências atuais com quem percebe de maquilhagem. Quais são as tendências? Como conseguir o resultado esperado? Que produtos usar?

Nécessaire