Café com sal: sim ou não? | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Café com sal. Desculpem, percebemos bem?

Qual a função do sal no café? A adição de mais sal na alimentação será boa ideia? A Versa questionou uma nutricionista sobre a temática.

O sal e o açúcar estão em quase tudo aquilo que consumimos diariamente, desde o iogurte do pequeno-almoço à sopa ao jantar. E, ao contrário do que possas pensar, o sal não serve apenas para tornar a comida mais saborosa.

Parece que em algumas situações pode ser recomendado beber água com sal e até café com sal. A teoria do café com sal não é recente, aliás, há uma investigação feita há quase 30 anos sobre assunto, mas tornou-se agora popular em redes sociais como o TikTok, que diz que o sal no café ajuda a atenuar o sabor amargo.  

 

E nem a receita é nova, já que membros da Marinha dos Estados Unidos bebiam café com sal durante a Segunda Guerra Mundial, segundo a organização Military Ainda assim, temos dúvidas sobre os benefícios ou malefícios desta prática, por isso decidimos esclarecer tudo com uma nutricionista.  

Café com sal: sim ou não? 

Começamos com a pergunta que mais queres ver respondida: o propósito de beber café com sal é realmente eficaz? “Sim, uma vez que o salgado neutraliza um pouco o amargo”, esclarece a nutricionista Lillian Barros. Desta forma, evitas o açúcar no café, no entanto, não há apenas vantagens nesta troca.

Segundo a nutricionista, a adição de sal pode ser desvantajosa, “uma vez que a maioria da população já adiciona sal em excesso [na alimentação] – uma média de 10,7 gramas de sal por dia, quando não deveria ultrapassar os 5 gramas”.  

 

Alternativas ao sal e ao açúcar 

Evitar o sabor amargo do café é a única razão pela qual colocamos açúcar ou, neste caso, sal. Por mais que seja difícil habituar o paladar ao sabor natural do café, há técnicas que ajudam a fazê-lo de forma progressiva.  

“O melhor truque para deixarmos de precisar de pôr açúcar ou outros ingredientes no café é diminuir progressivamente a quantidade de açúcar adicionada. Por exemplo, se coloca um pacote de açúcar, experimente colocar ¾ ou simplesmente ligeiramente menos, quase de forma impercetível. A cada dia, diminua um pouquinho mais até deixar de sentir necessidade de o colocar. Pode parecer difícil, mas geralmente o feedback é de que é até bastante simples", refere a nutricionista. 

As alternativas não ficam por aqui, havendo ainda dois conselhos de Lillian Barros: stevia e "outras bebidas com o poder estimulante do café, como o chá verde e, particularmente, a matcha”. 

Às dicas da nutricionista, juntamos uma dica Versa: se continuares a usar uma colher para mexer o café, talvez consigas enganar o cérebro. 

Coolhunting

Cinco blazers de Kate Middleton que nos guiam na escolha de um look

Entre os muitos blazers que Kate Middleton usou nos últimos anos, selecionámos cinco que provam a versatilidade desta peça.

Nécessaire