Devemos lavar os dentes logo após beber café? | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Quanto tempo depois de beber café deves lavar os dentes?

Se consomes café e depois lavas os dentes, podes estar a prejudicar a tua saúde oral. Uma higienista oral explica como deves fazer.

Em Portugal 80% da população bebe café diariamente e cada português bebe em média 2,5 chávenas por dia, segundo dados da AICC e da European Coffee Federation. Se o primeiro da manhã não for bebido em casa, é certamente na rua que satisfazemos o desejo por um “cafezinho”, “uma bica” ou um “cimbalino”.

Mas muitas vezes a questão que se coloca é: lavar ou não lavar os dentes depois desse café? Até aqui, podíamos pensar que o ideal seria lavar os dentes de modo a evitar manchas, contudo, parece que não ser bem assim.  

“Por norma, aconselho a beber um copo de água após o café para evitar as manchas e só escovar os dentes 30 minutos depois”, refere Raquel Simões, higienista oral na Malo Clinic. Este intervalo de tempo aplica-se ao café, seja com ou sem açúcar, e também a outras bebidas, como o álcool ou bebidas gaseificadas, ou mesmo ao consumo de alimentos. Tudo por causa do pH.  

“Após as refeições, ocorre uma descida do pH salivar da cavidade oral, principalmente quando se trata de alimentos mais ácidos", começa por explicar a higienista. O pH salivar tem como função equilibrar a flora bacteriana oral, isto é, afastar as bactérias “más” que promovem a cárie dentária ou a fragilidade do esmalte, e ao descer compromete esta função. 

“Deste modo, de forma a dar tempo de reequilibrar o pH salivar, a American Dental Association aconselha esperar cerca de 30 a 60 minutos para fazer a escovagem, após o consumo de alimentos”, continua.

Ainda assim, há uma ressalva a fazer. "Apesar de ser ideal escovar os dentes 30 minutos depois das refeições, ou da toma do café, quando isso não é possível, mais vale escovar na mesma logo a seguir. Porque o impacto negativo de não escovar de todo é maior", remata Raquel Simões.  

Coolhunting

Os “kinis” de Alice Trewinnard também já podem ser teus

A influencer Alice Trewinnard e a marca de biquínis Conscious lançaram uma coleção-cápsula, composta por três biquínis, ou “kinis”, como diria Alice.

Nécessaire