Se já é difícil combater a preguiça e sair para correr quando está calor ou um tempo ameno, a coisa piora muito nos dias frios, curtos e escuros de inverno. Resistir ao conforto do sofá e ao quentinho das mantas é uma tarefa hercúlea que nem todos conseguem superar (esta que vos fala é uma delas), mas depois de nos pormos a mexer temos mesmo aquela sensação de satisfação e de dever cumprido.
E mais ainda: praticar atividades como a corrida em dias mais frios facilita a eliminação do calor produzido pelo corpo, o que favorece o teu desempenho. O teu metabolismo fica mais acelerado, gastas mais calorias e eliminas aqueles quilinhos extra indesejados.
Se estás a pensar correr aquela maratona na primavera ou se queres manter o ritmo para chegares ao verão em forma, investir na corrida durante o inverno vai compensar muito quando os dias finalmente ficarem mais longos.
Para te motivarmos e também te mantermos quente durante o exercício, damos algumas dicas que vão fazer toda a diferença:
. Usa roupas confortáveis, leves e com isolamento respirável;
. Se o frio estiver muito intenso, opta por vestir camadas (uma camisola térmica, um corta-vento ou impermeável, leggins de corrida isolantes, respiráveis e, se for necessário, calções por cima, meias de compressão e uns bons adequados às condições meteorológicas e aos diferentes pisos);
. Usa acessórios para um maior conforto (luvas, gorro, golas, óculos de sol se for necessário);
. Hidrata-te corretamente, a respiração de ar frio acelera a desidratação;
. Leva música. É sempre uma boa companhia.