Sara Prata | Edição: Vasco dos Santos
ViceVersa

Sara Prata: quando a beleza e saúde andam de mãos dadas

A Versa falou com Sara Prata, atriz e embaixadora da Avon, sobre dicas de beleza e cuidados de saúde, duas vertentes que devem andar sempre de mãos dadas.

Sara Prata volta a juntar-se à Avon para dar a conhecer as oportunidades e novidades da marca, dicas de cuidados de beleza e tendências, mas, sobretudo, para apoiar e defender as causas de sempre, como a Luta contra o Cancro da Mama, através da LPCC, e combate à violência, através da APAV. 

A Versa conversou com a atriz sobre os dois lados desta colaboração. Se por um lado procurámos saber mais sobre os seus rituais beleza, truques e dicas, por outro, queremos também saber que cuidados de saúde mantém para se sentir bem e, mais importante do que tudo, prevenir uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade.

Com a aproximação do Dia da Mulher, fomos também tentar perceber o que significa para a atriz ser mulher e o que deve realmente ser celebrado neste dia.

Que cuidados de beleza e saúde uma mulher nunca deve dispensar?

Em termos de beleza, penso que não devemos dispensar o uso de protetor solar e creme de rosto e de  corpo diariamente. Acho essencial, mas também não sou exemplo, às vezes acabo por me esquecer. Depois, posso dizer que uso o champô Advance Techniques Absolute Nourishment e o sérum Anew para a cara, são ótimos!

Relativamente à saúde, deveríamos ter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico, dormir as horas necessárias e ir fazendo exames regulares. Na verdade, sei que procuro esse equilíbrio com a minha prática de ioga e sou seguida na clínica Tâmara Castelo, onde vou ajudando a cuidar do meu corpo com terapias adequadas às minhas necessidades. Sei que estes são os momentos para cuidar de mim e não prescindo, já fazem parte da minha rotina.

Há algum truque que, para ti, faça toda a diferença?

Truques de beleza não tenho muitos, ou nenhum incrível para partilhar aqui, para além de duas dicas de produtos de make-up: Baton Hydra Matte e o iluminador Glow On Pink, ambos da Avon. Adoro! Depois, também acho imprescindível ter algum tempo para estar sozinha (é raro, mas lá arranjo as minhas fugas). Considero que é mesmo importante sentir que cuidamos de nós próprios, que tiramos momentos da nossa vida agitada para respirar e espairecer porque isso depois reflete-se no nosso dia-a-dia, na nossa pele, na nossa mente, no nosso trabalho e nas pessoas com quem estamos diariamente. Por isso, quando posso, tento passar uns dias no meu querido Alentejo. E estar rodeada pela minha família também me faz feliz, e toda a gente sabe que a felicidade é um grande aliado da beleza, tudo fica mais bonito quando estamos felizes.

"É mesmo importante sentir que cuidamos de nós próprios, que tiramos momentos da nossa vida agitada para respirar e espairecer"

Tens uma filha pequena. Já tens alguns cuidados com ela para que se torne uma mulher forte e confiante? Que valores tentas passar?

Acho que ao passar os valores base, como a educação, respeito, empatia, e também a aceitar e a validar os seus próprios sentimentos, vou estar a contribuir para a mulher que ela será. Viver diariamente escutando-a e valorizando-a sei que é a melhor forma de um dia ela agir e exigir, no mínimo de forma igual, daqueles que a rodearem. A ser corajosa e a enfrentar os seus medos nas suas brincadeiras. A chorar quando sente que tem de o fazer, mas compreender o motivo que a fez estar triste, e ajudá-la a perceber isso. A dançar quando sente que tem de dançar. A rir quando está feliz. Acho que o amor será sempre a melhor escola para as próximas gerações.

O que mais valorizas na Mulher?

Somos delicadas e fortes ao mesmo tempo. A capacidade de gerir e de decidir de uma mulher é incrível, vamos sempre uns passos à frente. Somos resilientes, somos mães, e lutamos muito diariamente para conseguir estar em todo o lado.

Não quer isto dizer que os homens não tenham esta capacidade. Respeito muito também as características do Homem, pois o que é mais interessante é perceber como nos completamos para chegarmos a um todo. Uma personalidade não existiria sem a outra. Hoje, conheço-me como mulher e não só aceito como acho extraordinárias as características femininas em mim.

Uma das causas que defendes, juntamente com a Avon, é a Luta contra o Cancro da Mama. Tens alguns cuidados especiais? Fazes prevenção ou algum acompanhamento específico para garantir que tudo está bem?

Os meus cuidados passam por ir fazendo exames de check-up tanto em casa como com o meu médico. Todos os anos faço um check-up geral, que inclui mamografia e eco mamaria que não prescindo. Um diagnóstico precoce salva vidas. A alimentação saudável e algum exercício físico podem também ajudar a manter o nosso corpo são e ativo. Olhar para nós e escutar se está tudo bem, o nosso corpo avisa, é ele que dá o primeiro sinal. Não vale a pena adiarmos os cuidados com a nossa máquina, o nosso corpo.

"Todos os anos faço um check-up geral que inclui mamografia e eco mamaria que não prescindo. Um diagnóstico precoce salva vidas."

O que significa para ti o Dia da Mulher? O que se deve celebrar, na realidade?

O importante é continuarmos a celebrar a Mulher. Todo o caminho que nos trouxe até aqui não pode ser esquecido, assim como a importância de mantermos essa luta viva para continuarmos a percorrer esse caminho. Depois, celebrar a Mulher é celebrar o Amor, o abraço seguro, a força, a determinação, a sensibilidade de vermos o mundo de uma forma diferente. Respeitar e valorizar os nossos direitos, passando isso para as novas gerações, será sempre o passo certo para nos aproximarmos de um mundo melhor.

Evasão

Até ao final de abril, o Oceanário é mais barato para os mais velhos

O tempo da Maria Cachuca convida todos os maiores de 65 anos a visitar o Oceanário de Lisboa com bilhetes a preço reduzido.

ViceVersa