A saúde dos ossos é por vezes negligenciada e isso traduz-se num risco crescente de desenvolver doenças como a osteoporose. À medida que envelhecemos, o risco de fratura óssea e de osteoporose aumenta – especialmente nas mulheres, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos.
Mas de que formas podemos prevenir estes problemas? Num artigo publicado na revista Parade, o consumo de um tipo de queijo é apontado como a solução para os problemas de ossos. Será que é mesmo assim e que o queijo parmesão pode ser considerado essencial para a saúde dos ossos e ingestão de cálcio?
Rita Ribeiro, nutricionista na clínica Fisiogaspar, reconhece que “o cálcio é um mineral que intervém na formação e mineralização ósseas, sendo importante garantir um consumo adequado de forma a promover uma boa saúde óssea e como prevenção de doenças como a osteoporose”.
Para a especialista em nutrição, o queijo parmesão pode ser considerado “uma boa fonte de cálcio”, mas adverte que “o seu consumo deve ser controlado, devido a apresentar um teor de gordura mais elevado”.
Uma alternativa para quem procura limitar a ingestão de queijos, refere, poderá ser o consumo de outros “alimentos ricos em cálcio, tais como os vegetais de folha verde escura ou as leguminosas”, apesar de o mineral presente no leite e nos seus derivados, como o queijo, ter uma “biodisponibilidade elevada”, isto é, acaba por ser “mais facilmente absorvido pelo organismo”.