Prato com queijo | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Há um queijo que é bom para os ossos? Uma especialista responde

O consumo de queijo parmesão pode ser parte da resposta para a prevenção dos problemas de ossos. Uma nutricionista esclarece os prós e os contras.

A saúde dos ossos é por vezes negligenciada e isso traduz-se num risco crescente de desenvolver doenças como a osteoporose. À medida que envelhecemos, o risco de fratura óssea e de osteoporose aumenta – especialmente nas mulheres, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos.

Mas de que formas podemos prevenir estes problemas? Num artigo publicado na revista Parade, o consumo de um tipo de queijo é apontado como a solução para os problemas de ossos. Será que é mesmo assim e que o queijo parmesão pode ser considerado essencial para a saúde dos ossos e ingestão de cálcio?

Rita Ribeiro, nutricionista na clínica Fisiogaspar, reconhece que “o cálcio é um mineral que intervém na formação e mineralização ósseas, sendo importante garantir um consumo adequado de forma a promover uma boa saúde óssea e como prevenção de doenças como a osteoporose”.

Para a especialista em nutrição, o queijo parmesão pode ser considerado “uma boa fonte de cálcio”, mas adverte que “o seu consumo deve ser controlado, devido a apresentar um teor de gordura mais elevado”.

Uma alternativa para quem procura limitar a ingestão de queijos, refere, poderá ser o consumo de outros “alimentos ricos em cálcio, tais como os vegetais de folha verde escura ou as leguminosas”, apesar de o mineral presente no leite e nos seus derivados, como o queijo, ter uma “biodisponibilidade elevada”, isto é, acaba por ser “mais facilmente absorvido pelo organismo”.

Coolhunting

O poderoso vestido da Zara com cinco versões que nem custa 10 euros

Não dás nada por este vestido? Olha bem, porque tem potencial para tornar um look impactante, tendo também impacto na carteira devido ao desconto.

Nécessaire