Musculação | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Envelhecer mais devagar? Com este hábito é possível, diz a ciência

O segredo para uma vida mais saudável a partir dos 60 anos pode estar numa atividade comum: musculação.

Investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, descobriram que fazer musculação com regularidade, durante pelo menos um ano, tem um impacto positivo em pessoas com 60 ou mais anos.

O estudo realizado concluiu que um plano de treino com levantamento de pesos por 12 meses fez com que as pessoas em idade de reforma que integraram o grupo de estudo tivessem músculos das pernas significativamente mais fortes três anos depois de terminar o programa, em comparação com outros participantes que fizeram exercícios de força moderados ou que não tiveram nenhuma atividade física.

Os participantes com melhores indicadores de força frequentaram um ginásio três vezes por semana durante um ano onde levantavam pesos. Embora o programa de treino tenha durado apenas um ano, os cientistas acompanharam os participantes três anos depois e concluíram que os indivíduos que levantavam os maiores pesos foram os únicos a manter, em média, a força das pernas que tinham antes de começar o programa de musculação.

A verdade é que a força que temos nas pernas é um indicador de saúde e de mobilidade entre os mais velhos. As descobertas reforçam a crescente evidência de que a musculação pode ajudar os idosos a evitar o sedentarismo e a manter a prática de atividade física à medida que envelhecem.

“A força das pernas é realmente importante”, disse Mads Bloch-Ibenfeldt, médico e investigador da Universidade de Copenhaga, citado pelo jornal Washington Post. “Usamos as pernas em muitas tarefas diárias, como levantar e sentar de uma cadeira. Portanto, é importante para reduzir o risco de quedas e para muitas tarefas diárias que realizamos.”

Evasão

48 horas no Alentejo: cultura, gastronomia e vinho

Évora e Montemor-o-Novo têm muito para descobrir. Eis o que podes fazer na região alentejana durante dois dias.

Nécessaire