Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Este estudo diz-te a que horas o exercício físico queima mais gordura

A altura do dia em que fazes exercício pode fazer a diferença e este estudo publicado na revista científica 'PNAS' prova isso mesmo.

Um estudo recente descobriu que a gordura corporal reage ao exercício de forma diferente, dependendo da hora do dia, pelo menos em ratos domésticos.

Os autores do estudo colocaram ratos a fazer exercício físico ao final da manhã, cerca de três horas depois de acordarem, e verificaram que o metabolismo dos animais acelerou e que queimaram mais gordura corporal do que os ratos que se exercitaram ao final da noite, quando geralmente deviam descansar.

Os ratos domésticos e os humanos partilham muitas funções fisiológicas básicas, por isso estes animais são os seres vivos ideais para os cientistas testarem a fisiologia e metabolismo humanos. No entanto, existem diferenças importantes, como o facto de os ratos serem seres noturnos, por isso são necessárias mais pesquisas.

“Os nossos resultados sugerem que o exercício no final da manhã pode ser mais eficaz do que o exercício noturno em termos de aumento do metabolismo e queima de gordura e, se for esse o caso, podem ser valiosos para pessoas com excesso de peso”, explicou a professora Juleen R. Zierath do Departamento de Medicina Molecular e Cirurgia e do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Karolinska Institutet, em comunicado.

"O momento certo parece ser importante para o equilíbrio energético do corpo e para melhorar os benefícios do exercício para a saúde, mas são necessários mais estudos para tirar conclusões confiáveis sobre a relevância das nossas descobertas para os seres humanos", acrescentou.

Até lá, e enquanto não são feitas mais pesquisas, podes ir testando esta teoria para ver se treinar de manhã é mesmo mais eficaz.

Nécessaire

Cinco erros de skincare que vais a tempo de solucionar

Nunca é tarde para corrigir os cuidados com a pele. A Versa falou com uma farmacêutica que aponta os erros mais comuns e as soluções.

Nécessaire