Desconfiamos sempre que nos falam em resultados em pouco tempo, seja em termos de alimentação ou de exercício físico. Mas quando é a ciência a prometê-lo, tendemos a confiar.
Um grupo de cientistas da Edith Cowan University (ECU), na Austrália, analisou o desempenho muscular obtido com três exercícios diferentes feitos com halteres – movimento excêntrico (baixar o peso), concêntrico (levantar o peso) e os dois combinados– e o veredicto final do estudo é surpreendente.
“Contrações excêntricas em músculos de grande comprimento são um estímulo forte para o aumento da força muscular e da hipertrofia muscular", explicam. "Este último estudo mostra que podemos ser muito mais eficientes no tempo que passamos a fazer exercício e ainda ver resultados significativos ao focar nas contrações musculares excêntricas", continuam.
Quer isto dizer que, ao contrário do que pensávamos, o levantamento de pesos com os braços (movimento concêntrico) é menos eficaz para o fortalecimento dos músculos do que o movimento contrário.
No estudo participaram 53 pessoas, que realizaram cada tipo de movimento em três séries de dez repetições cada, duas vezes por semana, durante cinco semanas.
"Com a pequena quantidade de exercícios diários necessária para ver os resultados, as pessoas não precisam necessariamente de ir ao ginásio. Podem integrar os exercícios excêntricos na rotina diária", refere o cientista Ken Nosaka, da ECU, de acordo com o site Science Alert.
Segundo os cientistas, os resultados obtidos nos exercícios com halteres devem também verificar-se nos restantes músculos do corpo, em exercícios como o agachamento.