Treino | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Com pouco tempo, melhores resultados com este exercício

Basta realizar movimentos excêntricos para alcançar melhores resultados com menos tempo passado no ginásio.

Desconfiamos sempre que nos falam em resultados em pouco tempo, seja em termos de alimentação ou de exercício físico. Mas quando é a ciência a prometê-lo, tendemos a confiar.  

Um grupo de cientistas da Edith Cowan University (ECU), na Austrália, analisou o desempenho muscular obtido com três exercícios diferentes feitos com halteres – movimento excêntrico (baixar o peso), concêntrico (levantar o peso) e os dois combinados– e o veredicto final do estudo é surpreendente.

“Contrações excêntricas em músculos de grande comprimento são um estímulo forte para o aumento da força muscular e da hipertrofia muscular", explicam. "Este último estudo mostra que podemos ser muito mais eficientes no tempo que passamos a fazer exercício e ainda ver resultados significativos ao focar nas contrações musculares excêntricas", continuam.  

Quer isto dizer que, ao contrário do que pensávamos, o levantamento de pesos com os braços (movimento concêntrico) é menos eficaz para o fortalecimento dos músculos do que o movimento contrário.  

No estudo participaram 53 pessoas, que realizaram cada tipo de movimento em três séries de dez repetições cada, duas vezes por semana, durante cinco semanas.  

"Com a pequena quantidade de exercícios diários necessária para ver os resultados, as pessoas não precisam necessariamente de ir ao ginásio. Podem integrar os exercícios excêntricos na rotina diária", refere o cientista Ken Nosaka, da ECU, de acordo com o site Science Alert.  

Segundo os cientistas, os resultados obtidos nos exercícios com halteres devem também verificar-se nos restantes músculos do corpo, em exercícios como o agachamento. 

Coolhunting

Chegou a hora de teres finalmente uns sapatos Birkenstock

Vê como usar e aproveita os descontos da Birkenstock para pôr as ideias em prática.

Nécessaire