A perda de peso é muitas vezes um dos principais objetivos de quem começa a praticar exercício físico com regularidade. Mas os resultados demoram a aparecer e obrigam a ter uma certa consistência. Agora, um novo estudo realizado na Universidade Politécnica de Hong Kong aponta para que treinar regularmente num horário específico aumenta a eficiência do treino e ajuda a perder mais peso. O melhor horário para treinar regularmente é curto e acontece entre as 7h e as 9h da manhã.
As conclusões foram obtidas através da análise dos dados de saúde de mais de cinco mil voluntários nos Estados Unidos, que entre 2003 e 2006 participaram no Inquérito Nacional de Exame de Saúde e Nutrição do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças. Um dos métodos utilizados foi o registo dos valores dos perímetros abdominais, registando o Índice de Massa Corporal dos participantes.
Os participantes que fizeram exercício físico entre as 7h e as 9h apresentaram um IMC de 27,5, enquanto que os participantes que treinaram entre as 9h e 20h tiveram em médio um IMC de 28,3. As médias de valores de perímetro abdominal foram de 96 centímetros para os voluntários que treinavam logo pela manhã e de 97,8 cm e 97,5 cm para os restantes grupos que treinavam entre as 9h e as 16h e as 17h e as 20h, respetivamente.
Apesar destes resultados é importante mencionar que os valores de IMC e de perímetro abdominal foram registados antes do período de atividade, não sendo depois registados. Assim sendo, não fica provado que fazer exercício pela manhã influencie diretamente estes fatores.