Exercício físico | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Exercício antes de ir dormir é a melhor altura? Novo estudo responde

Há alturas do dia que têm diferentes impactos na saúde na altura de fazer exercício. Um novo estudo fornece novos dados.

A questão não é de agora e não parece haver apenas uma resposta que possa prevalecer como unânime. Qual é, afinal, a melhor altura do dia para praticar exercício físico

Um novo estudo conduzido por um grupo de investigadores australianos aponta para que o período da noite seja a altura mais saudável do dia para praticar exercício, pelo menos para quem tem excesso de peso. 

Este estudo, escreve o New York Times, analisou os indicadores de 30 mil pessoas de meia idade com obesidade e concluiu que quem praticava exercício noturno tinha menos 28% de probabilidade de morrer por qualquer causa do que quem se exercitava no período da manhã ou da tarde. 

Para Angelo Sabag, fisiologista do exercício da Universidade de Sidney, os resultados foram surpreendentes, sobretudo em relação à redução do risco de morte, que foi tão pronunciada.

Apesar dos resultados deste estudo, não é possível afirmar que esta seja a melhor altura para praticar desporto para todas as pessoas. 

Por outro lado, um estudo de 2022 sugere que o exercício matinal pode ser especialmente benéfico para a saúde cardiovascular, bem como para a perda de peso, segundo outro estudo publicado em 2023 que demonstrou que pessoas que faziam exercício entre as 7h e as 9h da manhã tinham um índice de massa corporal mais baixo do que as pessoas que se exercitavam de tarde e à noite.

Há ainda a tese de que as horas em que praticamos exercícios e os benefícios para a saúde estão apenas correlacionados, não havendo uma causa-efeito.

Coolhunting

Como te deves vestir a partir dos 40 anos? 5 lições

Ainda que a idade não defina o guarda-roupa, com o tempo passamos a dar mais valor a detalhes que antes passavam despercebidos. Toma nota destas lições de estilo.

Nécessaire