Felicidade | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Afinal, o que nos faz mais felizes? Um estudo responde

Nesta Blue Monday, o dia mais triste do ano, eis o que podes e deves fazer para torná-lo no dia mais feliz.

A passada sexta-feira foi dia 13 e para alguns terá tido alguma dose de azar. Mas esta segunda-feira, 16 de janeiro, é que é verdadeiramente o dia mais triste do ano. 

“Celebra-se” a chamada Blue Monday, designação atribuída pelo psicólogo Cliff Arnall à terceira segunda-feira do mês de janeiro após elaborar uma complexa fórmula matemática que combina uma série de fatores que nos levam à infelicidade: condições meteorológicas (W), salário mensal (D), montante em dívida (d), tempo passado desde o Natal (T), tempo passado desde o fracasso no cumprimento das resoluções de Ano Novo (Q), baixos níveis motivacionais (M) e necessidade de agir (Na). 

O resultado da equação é a tal terceira segunda-feira de janeiro, a mais deprimente do ano. Mas há uma forma de a combater.  

Qual é coisa qual é ela que nos dá máxima felicidade?  

No estudo mais antigo sobre felicidade, dirigido por Robert Waldinger, durante oito décadas foi acompanhada a resposta a uma questão: “Se pudesse mudar alguma coisa na sua vida para ser mais feliz, o que faria maior diferença: dinheiro, trabalho, relacionamentos, saúde ou outra coisa?”. 

A resposta é dada pelo próprio cientista numa entrevista à rádio NPR a propósito do lançamento do seu livro The Good Life: Lessons from the World's Longest Study on Happiness, que resume o estudo.  

E afinal, o que mais torna as pessoas felizes? 

“As pessoas devem investir nas relações com as outras pessoas. Percebemos que o fator mais forte, que não só deixava as pessoas felizes, como mais saudáveis ao longo da vida, é o afeto e as relações de qualidade com outras pessoas”, explica Robert Waldinger.  

Não importa se são relações amorosas, familiares ou amizades, importa sim que sejam mantidas.  

“Muitas vezes imaginamos que, bem, os nossos bons amigos vão ser para toda a vida e que não precisamos de fazer nada para manter a relação. Mas muitas boas relações desaparecem devido à negligência. Então precisamos de falar sobre o que chamamos no livro de fitness social, que é cuidar das relações como cuidamos da saúde física”.  

Cinco ideias para fazer do dia mais triste do ano o mais feliz  

Se os relacionamentos precisam de um boost para aumentar os níveis de felicidade, a Versa deixa algumas ideias de como tornar a Blue Monday numa Happy Monday.  

  1. Faz uma videochamada com um familiar enquanto preparas o jantar e partilha a receita;
  2. No final do dia de trabalho convida um colega para beber um copo;
  3. Manda uma mensagem ao parceiro/a a convidar para um jantar especial (mesmo que seja preparado em casa);
  4. Combina um café com amigo, mesmo que tenhas só 30 minutos;
  5. Compra bilhetes para o cinema e leva alguém contigo.
Coolhunting

A sweater branca da Zara é uma peça que todos os homens devem ter

Esta é uma chamada aos saldos de homem da Zara para uma boa compra.

Nécessaire