Há quem corra por prazer e quem comece uma corrida já a pensar na meta e nos resultados que vai obter para a saúde e/ou balança. Por melhor que faça o exercício físico, há outras formas de gastar uma quantidade de calorias equivalente às de uma corrida e sem sair da cadeira.
Investigadores da Universidade de Westminster, em Londres, realizaram um estudo em 2012 no qual tentaram perceber se as sensações suscitadas por um filme de terror provocam um gasto energético e para isso mediram vários parâmetros – a quantidade de oxigénio inspirado, o dióxido de carbono produzido e a frequência cardíaca – enquanto os participantes viam 10 filmes de terror bem conhecidos.
O resultado? Um filme de terror com 90 minutos permite gastar entre 100 a 185 calorias, o que equivale a mais de 10 minutos de corrida (dependendo de cada pessoa, peso e idade). A título de exemplo, uma pessoa com aproximadamente 70 kg pode gastar cerca de 140 calorias em 13 minutos de corrida a um ritmo acelerado.
O número de calorias gastas a ver um filme também depende da intensidade da trama, sendo que aquele que implica um maior gasto energético é o The Shining, que permite gastar cerca de 184 calorias.
Se em vez de correres uma maratona, preferes uma maratona a assistir a alguns dos maiores sucessos de cinema na categoria de terror, deixamos a lista dos filmes e calorias gastas de acordo com o estudo.
– The Shining: 184 calorias
– Jaws: 161 calorias
– O Exorcista: 158 calorias
– Alien: 152 calorias
– Saw: 133 calorias
– Pesadelo em Elm Street: 118 calorias
– Atividade Paranormal: 111 calorias
– O Projeto Blair Witch: 105 calorias
– Massacre no Texas: 107 calorias
– [Rec]: 101 calorias