Que os franceses mudaram de ideias em relação a um país, e um povo, que não conheciam de facto é muito bonito de se ver e se sentir. Ainda mais bonito é quando o conhecem melhor e se mudam para cá querendo tornar melhores as coisas simples que nos orgulham. Um desses casos é Pierre Bouissou que depois de uma longa e reconhecida carreira dedicada ao mundo da alta cosmética, em Paris, resolve retirar-se para o sul da Europa, mais precisamente para a Comporta.
E o que é que faz quando se apaixona pela Comporta? Cria perfumes que tentem captar a sua magia. O novo Alma da sua marca de perfumes Alma da Comporta é disso exemplo, acaba de sair em versão eau fraiche e eau de parfum - e, como manda a tendência, não tem género definido.
E, para os ambientes, Pierre criou velas e difusores que nos tentem transportar aos jardins à beira-mar plantados no nosso país, e ao grande oceano que nos rodeia.
Fale-me do novo Alma Eau Fraiche e porque escolheu este nome?
A Eau Fraîche Alma da Comporta é uma eau de toilette que incorpora toda a frescura que sentimos na Comporta. As suas notas marinhas-ozónicas misturadas com a brisa do Atlântico que se infiltra entre os pinheiros, assim com o rosmaninho e a lavanda proporcionam uma fragrância única que nos envolve no espírito da Comporta e nos evoca a brisa fresca que chega do mar e que faz da Comporta um lugar único.
Qual o conceito por detrás, que notas se evidenciam e porquê?
A pirâmide olfativa dos perfumes Alma é constituída apenas com notas que se encontram predominantemente na Comporta. É por essa razão que nas notas de cabeça temos a família dos hesperídeos (limão, bergamota, laranja, petigrain) que são notas frescas. Nas notas de coração temos a família aromática, que incorpora tudo o que vem de um jardim aromático, tal como a lavanda, o tomilho, o rosmaninho… Nas notas de fundo, Alma mantém igual em todas as fragrâncias, mas variamos na concentração dessas mesmas notas. Alma Eau Fraîche é dedicada às notas hesperídeas (cítricas) que evocam a primavera, o não-género (tal como a criação original Alma) possui uma frescura vivificante que nos dá boa disposição e nos mergulha na frescura, na alegria, na felicidade.
Onde nasceu a inspiração olfactiva para este novo aroma, e porquê lançar este aroma agora?
A Comporta é uma fonte inesgotável de inspiração criativa. Vivendo na Comporta, sinto todas as nuances, as cores… Cada momento é um momento único que nos faz querer apoderar-nos das notas olfativas. A Eau Fraîche é a primeira sensação olfativa para quem chega ao Atlântico. A ideia de a lançar na primavera, quase no verão, foi intencional porque queremos notas frescas longe das notas poudrées. Sentimo-nos em férias e sentimos prazer. O que é que pode haver de mais importante?
Quais as diferenças entre criar para uma pessoa ou criar para uma casa?
A criação de um perfume para uma pessoa tem em consideração a pele dessa pessoa, reflete o aroma que se desenvolve na pele e que deve estar de acordo com a sua personalidade. Um perfume para uma casa destina-se a criar um ambiente olfativo em contacto com a atmosfera e destina-se apenas a ser um perfume de ambiente.
Porque é que a Alma da Comporta quis dedicar-se a perfumar a casa, com velas e difusores?
A Comporta pela originalidade da sua paisagem e natureza, a sua vegetação, a presença próxima do oceano, proporciona-nos um universo olfativo muito particular. A nossa ideia foi a de encontrar certas facetas próprias da Comporta que permitam que seja possível levar para casa um pouco da sua envolvência olfativa. Um perfume envolve sempre a memória de uma pessoa ou de um lugar.
O Pierre é cosmetologista, o que é que as fragrâncias têm de tão especial? Porque não se dedicou aos tratamentos, por exemplo?
Na verdade, sou médico e cosmetologista. Trabalhei nas mais prestigiadas marcas de cosmética e sei que o perfume era determinante para a escolha de um creme. Muitas vezes era a forma de cobrir o cheiro dos ingredientes ativos. Além disso, a fragrância está ligada à perceção de eficácia por parte do utilizador. Pode ser medicinal para marcas de farmácia, mais floral para marcas que se pretendem sensoriais. A fragrância, seja ela qual for, está ligada à atividade de um produto, a um momento da vida ou a um afeto por alguém. Não saberíamos viver sem o sentido do olfato e o prazer de um perfume