Reprodução filme Splash (1984)
Nécessaire

Muito além de dietas: três factores que promovem a gordura localizada

Nem sempre as dietas ou o sedentarismo explicam a gordura localizada e a saúde mental é apenas um dos factores a ter em conta.

Visto que o excesso de gordura não é apenas uma preocupação estética, já que muitas vezes se manifesta um risco para a saúde, podendo levar a colesterol alto, a diabetes, a hipertensão e a doenças cardiovasculares, vamos rever alguns factores que contribuem para a acumulação de gordura indesejada.

Num comunicado enviado pela BodyConcept, rede de franchising que olha para os cuidados de saúde e de beleza na área da estética, conhecemos factores que podem contribuir para a acumulação de gordura ,especificamente na região abdominal e mais concretamente nos flancos. Mas, ainda antes de abordarmos esses factores, a clínica lembra que uma alimentação desequilibrada, com muito açúcar, hidratos de carbono, refrigerantes e sódio, é uma das principais causas.

De acordo com um estudo que foi realizado pela Rush University Medical Center nos Estados Unidos, a gordura localizada está relacionada com sintomas depressivos. A pesquisa confirmou que pessoas com sintomas depressivos têm mais tendência para apresentar gorduras acumuladas, devido à alteração dos hábitos alimentares e a redução da prática de atividade física que a depressão pode causar. Não é apenas importante a atividade física, os estímulos da mente são fundamentais.

Também a falta de magnésio pode promover a gordura localizada, já que este é um agente importante que controla os níveis de açúcar e de insulina presentes no corpo. É essencial para o processo enzimático na metabolização da glicose e aumenta a utilização de gorduras e de hidratos de carbono como fonte de energia. Encontramos magnésio em vegetais com folhas, em bananas, na soja, entre outros alimentos.  

Um metabolismo lento também dificulta o processo de eliminação de gordura, muito associado a certas patologias, como o stress, as alterações hormonais ou problemas na tiroide. Estes problemas que podem conduzir a distúrbios metabólicos potenciam assim a dificuldade na eliminação da gordura, tornando esse mesmo processo mais lento.

Coolhunting

Londres. E o taking back CTRL

Na última semana voltei a Londres para aquilo a que chamo uns dias de Cool Hunting pela capital inglesa.

Nécessaire