“O nosso objetivo é tratar o paciente como um todo, ajudá-lo em várias áreas”. É com esta missão em mente que Hugo Madeira tem feito várias inovações na Clínica Hugo Madeira, onde já não se olha apenas para a boca dos pacientes, mas para a tríade “boca, mente e corpo”.
O que começou por ocupar apenas um piso no nº 50 da Avenida Casal Ribeiro, em Lisboa, já se espalhou por quatro pisos e, atualmente, a clínica de medicina dentária é muito mais do que apenas um espaço onde os pacientes procuram soluções para os seus problemas de saúde oral.
A culpa é da nova paixão de Hugo Madeira, o médico dentista que, ultimamente, se tem dedicado a estudar os benefícios da medicina integrativa. “Esta é a minha nova paixão. O objetivo não é apenas olhar para a boca do paciente, mas perceber como está o seu estado geral de saúde”, revelou à VERSA. “Através da boca do paciente podemos melhorar a sua saúde”.
E dá um exemplo: “um paciente que chega à consulta com doença periodontal e que, quando perguntamos como está a sua saúde, responde estar ótima e que não faz qualquer tipo de medicação, algo não está bem. Porque é impossível apresentar uma doença inflamatória das gengivas e não ter qualquer problema de saúde”.
É por isso que, além dos médicos dentistas que trabalham na clínica nas mais variadas áreas da saúde oral, também existem consultas com um médico de medicina integrativa, para avaliar o estado de saúde dos pacientes.
“Através de uma equipa multidisciplinar e integrativa vamos tentar perceber quais os problemas que temos de tratar, tanto a nível da dentição, como da saúde em geral. O objetivo é analisar onde podemos melhorar uma e outra. Tentamos adaptar a melhor solução a cada caso”, explica.
Consultas de saúde mental
E nem a saúde mental ficou esquecida. Na Clínica Hugo Madeira, os pacientes podem marcar consultas de psiquiatria ou psicologia, dependendo das necessidades de cada um. “Temos um departamento de saúde mental, com um psiquiatra e uma psicóloga, pois acreditamos que os nossos pacientes têm de estar saudáveis a vários níveis”, explica Hugo Madeira.
A clínica tem ainda disponível uma life coach para acompanhar os pacientes que passam por tratamentos mais complexos, nomeadamente pela colocação de implantes. “Por vezes, estes tratamentos implicam uma grande mudança na vida das pessoas, que precisam de alguém que as apoie a nível emocional. Porque uma cirurgia acaba por ser sempre um trauma e, desta forma, conseguimos aconchegar os pacientes de outra forma”.
O objetivo é ajudar o paciente em todas as áreas e adaptar os tratamentos “de acordo com as suas expetativas e possibilidades financeiras. Podemos definir planos de tratamentos mais direcionados para alguma dor, acompanhado por um mínimo de terapias de medicina integrativa, ou fazer algo mais abrangente, se o paciente tiver essa disponibilidade”.
Higiene oral e a importância da prevenção
Mas a aposta na saúde mental não é a principal novidade na Clínica Hugo Madeira. Com o crescimento do projeto para novas áreas, o futuro passa por uma mudança de instalações para uma nova clínica, também no centro de Lisboa, e que está a ser construída de raiz. “Vamos ter um edifício só dedicado a nós pois a clínica onde estamos foi sendo adaptada às nossas necessidades. Vamos mudar para perto, no centro de Lisboa”, avança.
E as novidades não se ficam por aqui. Nas atuais instalações, no Saldanha, vai continuar a funcionar um único piso, totalmente dedicado à higiene oral. “No piso 5 vai nascer a Clínica GBT – Guided Biofilm Therapy, dedicada em exclusivo à prevenção e à higiene oral. Os atuais três gabinetes vão deixar de existir para dar lugar a seis novos gabinetes onde a ideia é proporcionar uma boa experiência aos pacientes. Sem dor”.
O protocolo GBT – Guided Biofilm Therapy já está a ser implementado na clínica e visa proporcionar uma experiência o mais agravável possível aos pacientes, que aprendem a cuidar da sua higiene oral de forma tranquila e sem medo.
No novo espaço, o branco vai dar lugar a cores vibrantes e que proporcionem uma experiência diferente da que estamos habituados numa clínica dentária. “A ideia é que as pessoas se esqueçam que estão numa clínica. Queremos criar um espaço mais leve, com música descontraída, num conceito diferente de medicina dentária. Queremos apostar num conceito de prevenção. A ideia é que seja um espaço alegre, em que os pacientes possam fazer a sua higiene oral e, acima de tudo, sem dor”, sublinha Hugo Madeira, que levanta um pouco o véu para os projetos no futuro.
“A ideia é manter a Clínica Hugo Madeira a funcionar nas novas instalações e abrir algumas destas clínicas GBT by Hugo Madeira em vários pontos do país”. Além da abertura do Piso 5, nas instalações do Saldanha, está prevista a abertura de outra destas clínicas dedicadas apenas à higiene oral em Cascais, com três gabinetes, já entre outubro e novembro.