Elle Macpherson
Nécessaire

É este o banho rejuvenescedor de David Beckham e Elle Macpherson

Um banho gelado: é desta forma que algumas celebridades mantêm a beleza e o bem-estar mental e físico. Tudo graças ao método Wim Hof.

Haverá algum benefício do frio extremo sobre o corpo? Para Wim Hof, também conhecido como Homem de Gelo, não há dúvidas de que a resposta a esta questão é afirmativa. A prova disso é o método com o seu próprio nome, que promete melhorar a saúde do corpo humano no seu todo. 

Neste método inclui-se uma técnica que cada vez mais celebridades têm adotado, o banho de gelo, já praticado por Emma Willis, Elle Macpherson, Chris Hemsworth e David Beckham. 

 

 

 

 

A água fria no corpo promove o fluxo sanguíneo para os principais órgãos - como o coração, cérebro e pulmões - reunindo assim mais oxigénio e nutrientes que são levados a todo o corpo, de acordo com uma investigação sobre o tema. 

O método revela-se assim eficaz no fortalecimento do sistema imunológico, do bem-estar mental (ao dar ferramentas para gerir situações de stresse e sintomas de depressão e ansiedade), melhora o sono, ajuda recuperar a concentração e o foco, melhora o desempenho desportivo e ainda a retarda o envelhecimento, de acordo com o biólogo David Sinclair numa entrevista à plataforma the goop lab.

Como praticar?  

No documentário da Netflix the goop lab, com Gwyneth Paltrow, o método Wim Hof foi explorado junto do próprio atleta holandês. No episódio dedicado a esta terapia, foi possível ter uma perceção de como praticar e de como é que o corpo se adapta ao longo do tempo.  

A prática inicia-se com quatro passos, conforme aponta o centro de wellness Anahana

  • Encontrar uma posição confortável, sentado ou deitado, para ficar concentrado durante pelo menos 15 minutos. Tomar consciência da respiração: inspirar pelo nariz e expirar pela boca;
  • Acelerar a respiração, inspirando e expirando em curtos períodos de hiperventilação, 30 vezes cada. O objetivo é preparar o corpo para o passo seguinte;
  • Reter a respiração. Começa-se por inspirar profundamente de forma lenta, enchendo os pulmões, e de seguida expirar até ficar sem fôlego e impedir nova inspiração durante o máximo tempo possível;
  • Segue-se a respiração de recuperação que consiste em encher os pulmões respirando pelo nariz e suster a respiração durante dez segundos;
  • Repetir cada passo três vezes.  

Após o exercício de respiração - que aumenta o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea e por consequência a temperatura corporal - o corpo estará preparado para a exposição intensa ao frio. 

Mas atenção: o método deve ser somente praticado após aprovação médica e de acordo com um tratamento adequado. Enquanto não chega a permissão para mergulhar em água com graus negativos, podem-se fazer exercícios de respiração com Wim Holf, através da aplicação Wim Hof Method.  

ConVersa

“O Metaverso é uma visão de futuro”

Artigo Patrocinado

João Pereira, co-fundador da agência Judas é o nosso convidado desta semana, de mais uma conVERSA sobre o Futuro Criativo, powered by CUPRA.

Nécessaire