Cozer vegetais | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Deves beber a água de cozer os legumes? Conhece esta e outras dicas

Há quem beba água de cozer legumes e há questões que se impõem: porquê? e há perigos ou alternativas a conhecer?

Há dias percorríamos as histórias de Instagram e encontrámos alguém que partilhava um copo cheio de um líquido que não era água, mas também não parecia sumo. Lá dentro estava, afinal, a água de um processo de cozedura dos legumes, prestes a ser consumida assim, ao natural.

Tal despertou a nossa curiosidade e desde então fazemo-nos uma questão: porquê beber a água de cozer legumes? A resposta, dada por uma nutricionista à Versa, é simples.

“Quando cozemos legumes, uma parte dos nutrientes passa para a água. Sobretudo quando estamos a falar de vitaminas hidrossolúveis, que são as do complexo B e a vitamina C”, explica a nutricionista Ana Isabel Monteiro.  

 

É de clarificar que cozer legumes não lhes retira todos os nutrientes, uma parte fica nos alimentos (em maior quantidade se forem cozinhados a vapor) e outra na água na qual são cozinhados, o que leva algumas pessoas a aproveitar essa água de modo a que nada se perca e tudo se transforme em benefícios para a saúde.

No entanto, a nutricionista explica que há outras formas de a consumir. Uma delas é aproveitar a água para fazer uma sopa ou ainda “para fazer um arroz malandro ou estufados”. 

“Não é preciso estar a fazer batidos, isso até me parece algo não muito saboroso”, acrescenta.  

E... os fertilizantes?  

Uma das razões pelas quais cozemos os legumes deve-se à ideia de que as altas temperaturas matam bactérias e outros micro-organismos. Torna-se assim estranha a ideia de beber a água na qual os cozemos, contudo, Ana Isabel Monteiro, não vê problema. 

“Quanto aos fertilizantes, a agricultura convencional é altamente regulamentada e é passível de uma alimentação saudável”, refere.

Podíamos optar antes por tirar a casca (e assim perder as vitaminas) ou comprar alimentos biológicos, mas a nutricionista não vê justificação para isso. “Venham os legumes com casca, se possível”, remata.  

Nécessaire

Já ouviste falar de jejum cosmético? Pode fazer maravilhas à pele

O objetivo é reduzir o ritual de beleza ao essencial para deixar a pele regenerar sozinha.

Nécessaire