Maquilhagem 2023 | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Nove tendências de maquilhagem que vão marcar o ano 2023

Reunimos numa lista as tendências de beleza que vão marcar 2023 no que diz respeito à maquilhagem.

“Para 2023, prevejo que vamos continuar a ver um aumento de peles livres de complexos, em que os nossos melhores produtos de skincare vão ter um papel ainda maior na rotina de skincare”, reflete Dominic Skinner, global senior artist da MAC Cosmetics, na revista Woman and Home.  

Mas não será apenas a estética "Clean Girl Look" que retomamos de 2022. Também aplicações mais arrojadas integram a lista e lembram algumas das tendências do ano anterior.

1. Blush subtil 

Uma pele rosada vai ser tendência em 2023. Numa pele de inverno, quer-se um tom tão subtil que parece que o pincel mal tocou nas maçãs do rosto. A tendência deve ser combinada com uns lábios também rosados e naturais. 

2. Cores fortes nos lábios 

Esquece os nudes. Em 2023, é para se usarem cores que destaquem os lábios, como o vermelho (quiçá o Velvet 999 Rouge Dior) ou um tom mais escuro. O que interessa é manter uma pele livre de outras aplicações arrojadas, para que os lábios carregados sejam o destaque da maquilhagem.  

3. Metálicos 

Que venham os metálicos e as maquilhagens futuristas. É uma espécie de viagem ao futuro que se cruza com a tendência Mermaid.

“A culpa é da nossa obsessão por Inteligência Artificial, fadas e tudo o que é extraterrestre", diz a maquilhadora Jenna Kristina à Vogue.  

4. Sombra rosa suave 

Os neutros já foram destaque, mas este ano a sombra que se quer nos olhos é um cor-de-rosa suave, entre os tons camel e o rosa queimado. Aplica com muito ou nenhum brilho.

5. Rosto a nu  

Se usas maquilhagem, então que não se note. É mais ou menos isto que se quer desta tendência para 2023, mais uma vez reforçando a ideia de uma pele natural e bem cuidada. De preferência, além de natural, a maquilhagem deve destacar uma tez luminosa.  

6. Sobrancelhas descoloradas 

Controversa. É assim que se define aquela que é mais uma das tendências para 2023. E, a acompanhar as sobrancelhas descoloradas, aplica-se uma sombra ou batom arrojado.

“[A sobrancelha descolorada] afeta totalmente a maquilhagem – na verdade, afeta todo o visual”, reconhece Kay Montano, maquilhadora de celebridades e embaixadora da Chanel, na Woman and Home.

Por isso, esta estética é para quem gosta de arriscar.

7. Glitter is back 

Continuamos a sentir o efeito da série Euphoria nas tendências de 2023. Devemos continuar a recorrer a pedras preciosas, glitter, pérolas e outros detalhes na maquilhagem. Uma tendência que promete ir além do rosto e estender-se ao corpo.  

8. Cat eye acentuado

O eyeliner vai destacar-se em 2023, seja em preto ou numa outra cor. O que importa é sublinhar o olhar com um risco longo e firme, desenhado com um pincel ou com uma caneta de alta tecnologia, como as que existem atualmente no mercado. Na Vogue, a make-up artist Tobi Henney recomenda puxar a linha do eyeliner para cima e para fora. 

9. Grunge 

O estilo grunge, que surgiu no final da década de 1980 com o rock alternativo, está de volta. Na maquilhagem, caracteriza-se por sombras esfumadas, eyeliner preto ousado ou um risco na linha de água. Idealmente, esta tendência pede pouca base, quase inexistente.  

Design e Artes

Três combinações de artigos Ikea para uma decoração infalível

Só precisas de algumas peças-chave do Ikea para uma decoração que promete resultados infalíveis.

Nécessaire