Inês Mocho | Fotografia: Expocosmética
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Inês Mocho: o que não sabias sobre make-up no TikTok e outros segredos

A Versa conversou com Inês Mocho, empresária, criadora de conteúdos e embaixadora da 26.ª edição da Expocosmética e descobriu alguns segredos curiosos.

Inês Mocho tem mais de 305 mil seguidores no Instagram, uma linha de produtos de beleza, uma academia e um salão de beleza no centro de Lisboa. Já desfilou na passerelle da Madrid Fashion Week, a convite da L'Oréal Paris, e criou o projeto Beauty Masters, um evento único e exclusivo que reúne palestras de empoderamento, maquilhagem, skincare, cabelo, sexualidade e empreendedorismo.

A empresária e criadora de conteúdos é também embaixadora da 26.ª edição da Expocosmética, que teve lugar na Exponor entre 1 e 3 de abril com o tema Self Love, e conversou com a Versa sobre maquilhagem, confiança e desconstruiu ideias sobre tendências bem conhecidas.

Os cuidados de beleza e a cosmética são cada vez mais vistos como algo essencial para o dia a dia. De que forma são importantes para fortalecer o amor próprio e confiança em cada um de nós?

Os cuidados de beleza e a cosmética são essenciais. Finalmente, conseguimos entender que a imagem vai além daquele conceito supérfluo. É muito importante que nos sintamos confiantes, de bem com a nossa imagem, e que entendamos que esta pode ser manipulada a nosso favor e mediante o nosso gosto. Este cuidado dá-nos, automaticamente, um super poder de confiança, trazendo bem-estar e felicidade.

"Finalmente, conseguimos entender que a imagem vai além daquele conceito supérfluo"

Na minha opinião, já não há sequer distinção ao falarmos deste tema para homens e mulheres, acho que é importante sentirmo-nos bem, independentemente do género. É, sim, essencial estarmos bem com a nossa imagem.

Notas que há mais homens a procurar os teus cursos e o teu salão?

Ainda há, certamente, tabus no que diz respeito a características femininas associadas a homens, e a características masculinas associadas a mulheres. Da mesma forma que um homem ir a um salão para arranjar as unhas ou usar maquilhagem é, por vezes, ainda visto com estranheza; tal como é visto com estranheza quando uma mulher tem uma visão e uma vida mais virada para o lado profissional, ou até atitudes mais tipicamente masculinas. Felizmente, acho que estamos a caminhar para uma época em que cada vez mais desassociamos estas atitudes a géneros, mas [associamos] sim a personalidades. Há quem goste de se arranjar mais ou menos, há pessoas com uma atitude mais masculina ou feminina, independentemente do seu género.

"Felizmente, acho que estamos a caminhar para  uma época em que cada vez mais desassociamos estas atitudes a géneros, mas sim a personalidades."

Posso também acrescentar que cada vez mais homens procuram o meu salão. Como estes tabus e preconceitos estão a ser aos pouco perdidos, o homem começa a entrar nas maravilhas do mundo da beleza, e como não se encantar? A verdade é que nos sentimos automaticamente bem. Um homem, ao melhorar a sua imagem, ao ter mais cuidados, ao ser mais vaidoso, inevitavelmente, vai sentir-se melhor. É também muito importante que, entre si, os homens partilhem os seus gostos, preferências de produtos ou salões, para normalizar esta rotina.

Quais são as principais tendências de beleza para este ano que consideras que merecem destaque?

No que diz respeito às tendências, sinto que cada vez mais a beleza se foca no cuidar e só depois no embelezar. Isto é, cada vez mais temos aquela preocupação de ter um ótimo cabelo, uma ótima pele, ótimos dentes e, depois, trabalhar por cima desta matéria-prima.

"Cada vez mais temos aquela preocupação de ter um ótimo cabelo, uma ótima pele, ótimos dentes e, depois, trabalhar por cima desta matéria-prima"

Vemos que a indústria da cosmética está a caminhar mais neste sentido: com mais maquilhagem enriquecida com ácido hialurónico, vitaminas ou cremes que acabam por fazer toda uma proteção. Acabamos por ter uma indústria e um consumidor preocupado com a sua saúde e bem-estar – não há uma camuflagem, há um melhoramento das nossas características.

Olhando para as trends que vão surgindo, sobretudo no TikTok, há alguma que te chame mais a atenção e que consideres completamente inovadora?

Honestamente, não. Muitas das tendências que nós vemos no TikTok já são muito conhecidas, utilizadas e até old school no mundo dos maquilhadores. Dou um exemplo, uma das tendências é usar o blush como sombra e isso nós já utilizamos desde que eu tenho memória em moda e runway, para fazer trabalhos mais rápidos. Ou, por exemplo, pegar num spray e fazer sardas é algo que também já fazemos há muito tempo. Antes até de existirem os sprays tapa raízes, nós pegávamos numa escova de dentes e, passando o dedo pelas cerdas, fazíamos as sardas.

Por isso, para mim é engraçado ver essa paixão que me move e que eu adoro tão presente nas redes sociais, bem como toda a exploração da técnicas e materiais. Sinto que antes este era mais um conhecimento de quem trabalhava na área, mas, hoje em dia, e graças ao Instagram e TikTok, tornam-se conhecimentos do público em geral. Vejo isto como algo muito positivo, porque o interesse e a paixão pela maquilhagem são cada vez maiores.

Quais são os principais cuidados, tanto de beleza como maquilhagem, que não devemos dispensar?

No que toca ao cuidado, não se deve dispensar uma rotina básica de higiene, hidratação e proteção. Antes mesmo de falarmos de maquilhagem ou embelezamento, temos de fazer o nosso tratamento. Mesmo com avanços, considero que ainda é algo que se faz com pouca regularidade e de forma pouco rotineira. Acredito até que deveria ser algo incutido numa base educacional e passado logo às crianças, da mesma maneira que aprendemos a fazer a nossa higiene básica, também deveríamos entender que a nossa pele do rosto deve ser limpa, devidamente purificada e hidratada, todos os dias. Isto faz com que, a longo prazo, tenhamos uma pele muito mais bonita, as rugas aparecem muito mais tarde, não temos tantas manchas de pigmentação, que é aquilo que, no futuro, nos traz mais inseguranças, preocupações e, consequentemente, nos faz procurar mais maquilhagem.

Já no que toca a maquilhagem, o que acho mesmo essencial é ter-se cuidado em fazer match entre o tom da base e a cor da pele. Temos tendência a gostar de nos ver mais morenos, por isso escurecemos o tom da base, mas, para esse efeito, temos muitos produtos: o bronzer, o blush e até auto-bronzeadores.

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