Método limpeza beauty blender TikTok | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Limpar esponjas de maquilhagem como diz o TikTok será boa ideia?

Associado à hashtag #beautyblendercleaning, o truque do TikTok para limpar esponjas de maquilhagem já se tornou viral. Fomos saber se é boa ideia seguir esta dica.

Ainda que muitos vídeos do TikTok sugiram truques que parecem milagrosos, há sempre que questionar se serão boas práticas, principalmente quando falamos da nossa pele. Um desses vídeos tem vindo a ser partilhado através da hashtag #beautyblendercleaning e a limpar as esponjas de maquilhagem. Ainda antes de apresentarmos conclusões sobre a eficácia desta dica, vamos conhecer os detalhes do método.

Eis o que aconselham os utilizadores do TikTok: mergulhar a esponja num recipiente com água; verter detergente de louça e um fio de azeite; apertar a esponja para absorver os produtos e, de seguida, levar ao microondas durante um minuto; retirar e voltar a apertar a esponja para libertar o máximo possível de maquilhagem que nela esteja absorvida; depois de a água arrefecer, enxaguar, torcer a esponja em água corrente e deixá-la secar. 

Dizem que esta limpeza elimina bactérias e previne, assim, imperfeições. Alias, segundo uma das defensoras deste método, está “cientificamente provado que funciona e que remove as bactérias”.  

 

Mas podemos confiar neste método do TikTok? 

Antes de mais, é benéfico eliminar as bactérias que se acumulam na esponja de maquilhagem. E isto não se aplica apenas às esponjas.  

"[As ferramentas de maquilhagem] gradualmente acumulam sujidade, germes, restos de maquilhagem e produtos para a pele. Os germes podem crescer e proliferar nos pincéis. Se se continuar a aplicar e a reaplicar as mesmas ferramentas antigas, poder-se-ão espalhar germes, contribuindo potencialmente para a irritação da pele, erupções cutâneas e infeções", afirma Laurel Geraghty, dermatologista certificada, à revista Shape.  

O ideal seria até fazer uma limpeza diária, segundo explica a dermatologista Geeta Yadav à Cosmopolitan, mas como essa é uma prática irrealista no dia a dia, o essencial é fazer uma limpeza frequente, preferencialmente de semana a semana, até se trocar para uma nova esponja ao fim de três meses.

Posto isto, retomamos novamente ao método do TikTok para dar o veredicto final sobre o método de limpeza de esponjas de maquilhagem: é ou não uma boa ideia? 

“A energia do microondas provavelmente também matará qualquer microrganismo que possa estar a crescer na esponja”, confirma Joshua Zeichner à Cosmopolitan. A técnica inspira-se na eficácia da lavagem a altas temperaturas numa máquina de lavar, sendo que a diferença é que basta levar a esponja de maquilhagem ao microondas.  

VEREDICTO VERSA: Não adies a limpeza da esponja segundo o método do TikTok. 

Em alternativa à mistura caseira, nada como limpar a esponja, ou pincéis, com produtos de limpeza próprios já disponíveis no mercado. A Versa deixa-te alguns exemplos na galeria.  

Design e Artes

Koastr: a marca que cria muito mais do que tábuas de madeira

Esta marca portuguesa faz magia com madeira e resina e cria peças de decoração que são arte. É mais um caso bem-sucedido de um negócio nascido na pandemia.

Nécessaire