Fotografia: reprodução do filme "De Repente Já nos 30!"
Nécessaire

Sete tendências de beleza que te vão levar numa viagem nostálgica

A moda na beleza também é cíclica. Das unhas ao batom, há tendências que estão de regresso e as celebridades já andam a segui-las.

As unhas francesas, as sombras metálicas nos olhos e outras tendências de beleza que viram o seu auge nos anos 90 e início dos anos 2000 estão mais frescas do que nunca. 

“As tendências de moda e beleza sempre foram cíclicas. Os últimos anos refletiram muitas tendências dos anos 70 e 80, por isso não é surpresa ver que os anos 90 e 2000 estejam a ter o seu momento mais uma vez”. Quem o diz é Sandra Saenz, maquilhadora de celebridades e embaixadora da marca KVD Beauty, à People. E não é a única.  

A Versa fez um levantamento das tendências que os especialistas dizem que vão inundar a área da beleza em 2023 de nostalgia e, da manicure à maquilhagem, apontamos tudo o que deves voltar a usar.  

1. Unha francesa 

A tão famosa unha francesa, em tempos usada por celebridades como Britney Spears, Jessica Simpson e Victoria Beckham, volta à atualidade, segundo a Global Lead Educator da essie, Rita Remark, refere à People. A manicure dos últimos anos de Kim Kardashian, Gigi Hadid e Beyoncé dão provas disso.

Temos algumas dúvidas que neste espaço de mais de 20 anos a unha francesa tenha realmente desaparecido, o certo é está novamente no seu auge e até com algumas variações. Há quem troque o risco branco por uma cor, como fez Hailey Bieber.  

 

2. Sobrancelhas finas 

Boas notícias para as esteticistas: vão passar a ser mais procuradas nos próximos tempos. Se nos últimos anos prevaleceram as sobrancelhas grossas, em casos como Dua Lipa, Lily Collins e Cara Delevingne, em 2023 vão ter lugar as finas, de acordo com a maquilhadora Sandra Saenz. 

Quem não hesitou em franzir a sobrancelha ao regresso da tendência foi Bella Hadid e Rihanna.  

 

3. Sombras metálicas 

Tens saudades dos metalizados e do glitter dos anos 2000? Retoma-os este ano. “Acho que a forma como a geração mais jovem está a reinterpretar a época é através das suas cores e texturas: metálicos, glitter e uma variedade de pastéis”, refere o maquilhador Marcelo Gutierrez à Vogue.  

A série Euphoria deu um empurrão para trazer de volta os metalizados e o momento de nostalgia na beleza fez o resto. É hora de copiar o que outrora usaram celebridades como Jennifer Lopez e Britney Spears.  

 

4. Corte sachel

Qualquer semelhança entre o nome "sachel" e Rachel, da série Friends, não é coincidência. A personagem interpretada por Jennifer Aniston introduziu nos anos 90 um novo corte de cabelo, mais tarde redenominado pelo hair stylist Syd Hayes como "sachel", juntando assim o nome do corte popularizado por Rachel com o conhecido corte shag.  

O resultado é uma mistura de camadas irregulares, textura desordenada, volume e um escadeado que delineia as linhas do rosto. Segundo a co-fundadora da IGK Hair, Aaron Grenia, disse à People, este é um corte que oferece “versatilidade”.  

 

5. Corte bixie 

Por falar em cortes de cabelo, eis mais um que viaja dos anos 90 para 2023: o corte bixie. É uma variante dentro dos cabelos curtos, que mistura o clássico bob e o pixie e, no que toca ao comprimento, situa-se numa medida intermédia entre estes estilos. Quer-se também escadeado em camadas e pode ou não ter franja.

Diz Garren, cabeleireiro de celebridades e co-fundador da R+Co, que este é mais um corte dos anos 90 que se caracteriza como andrógino.

 

6. Grunge Glam  

A estética grunge voltou precisamente este ano à moda e também à beleza, mas neste caso com um toque de glam. Em que é que isto se traduz? "Maquilhagem mais ousada para o dia a dia, como uma versão mais elevada da maquilhagem de Wednesday Addams”, diz o makeup artist Donni Davy à Marie Claire.  

A ideia é apostar em batons cor de vinho e em brilhos e sombras em castanho escuro, tal como usava Linda Evangelista em 1996 ou agora Barbara Palvin. 

 

7. Lábios rosa 

Terminamos com nostalgia no que diz respeito aos lábios, vinda diretamente da tendência Rom-Com Core. Mas, antes, explicamos esta tendência através do vestido floral evasê de Kate Hudson no filme Como Perder um Homem em 10 Dias (2003) ou as roupas da personagem de Jennifer Garner em De Repente Já nos 30! (2004). Retomando a beleza, o romantismo do Rom-Com Core volta com blush rosado para uma aparência totalmente corada e batom rosa.  

“O batom rosa choque era popular nas comédias românticas e vejo-o a voltar agora em glosses ou óleos labiais num rosa mais brilhante", refere a makeup artist de celebridades Allison Kaye ao PopSugar.  

Coolhunting

O inesperado casaco de 12 mil euros que Charlotte usou em Cannes

Charlotte Casiraghi arrumou os vestidos, guardou o tweed e desfilou por Cannes com uma peça bem diferente daquelas a que nos tem habituado em passadeiras vermelhas.

Nécessaire