Maquilhagem com lápis de cor | Fotografia: Unplash
Nécessaire

Usar lápis de cor como maquilhagem pode ser uma brincadeira séria

Nem tudo o que se vê no TikTok é confiável e há muitas questões que se levantam perante uma nova técnica de maquilhagem com lápis de cor. Fomos esclarecê-las.

Na infância habituámo-nos a usar o lápis de cor para pintar desenhos no papel. Mas há quem no TikTok se tenha lembrado de dar-lhes mais uma funcionalidade, pegando nas diferentes cores para fazer blush, contorno e até sardas.  

Mas como muitos dos conteúdos que vemos na Internet devem ser questionados, foi o que fizemos perante esta nova ideia de maquilhagem.

 

Inês e Irina, formadas em dermocosmetica, são conhecidas no Instagram como as SkincareGirls e já salvaram mais de 900 peles através dos seus conhecimentos técnicos. E ajudam-nos a perceber o que está em risco na maquilhagem com recurso a lápis de cor.  

“Os cosméticos e a maquilhagem são testados para serem aplicados na pele e esse processo é muito rigoroso. Utilizar produtos que não sejam apropriados e que não foram testados para esse efeito pode ser perigoso”, começam por explicar.  

“Em primeiro lugar porque é impossível prever como cada pele vai reagir, uma vez que não passam pelo processo de testes de segurança. E o pigmento/corante presente nos lápis de cor, neste caso, pode acabar por causar dermatite de contacto (embora este efeito possa não surgir de imediato, a longo prazo certamente prejudica a carteira cutânea)”, explicam.  

O que ter em conta para que a maquilhagem seja skin friendly?

Uma coisa é certa: lápis de cor estão fora de questão em qualquer maquilhagem. Há no mercado produtos concebidos para esse fim, numa variedade tal que é fácil perdermo-nos. Se faltar orientação, eis duas dicas das SkincareGirls para escolher o tipo de produtos mais skin friendly

  • A maquilhagem (e skincare no geral) deve ser escolhida de acordo com o tipo de pele. Numa pele oleosa com tendência acneica, por exemplo, devem ser evitados ingredientes comedogénicos, como óleos/manteigas, etc; 
  • Escolher consoante o acabamento/sensação na pele pretendido (mais hidratante, luminoso, matificante). 

E deixam uma última recomendação a seguir.  

“A maquilhagem (testada para o efeito) não faz mal à pele. Não retirar a maquilhagem em condições e não limpar com a frequência necessária as esponjas, pincéis, etc, é que é o problema”, rematam Inês e Irina.  

 

Nécessaire

Neroli, Rosas ou Tangerina? Descobre as colheitas exclusivas da Guerlain

As novas fragrâncias Aqua Allegoria Harvest têm até 95% ingredientes de origem natural e a embalagem é 100% reciclável.

Nécessaire