Marie Kondo | Fotografia: Instagram
Nécessaire

O novo método Marie Kondo promete trazer-te "alegria infinita"

Com este novo método, bastam quatro passos para seres mais feliz.

A internet estremeceu quando, há umas semanas, Marie Kondo confessou que depois do nascimento do terceiro filho, em 2021, a sua vida mudou e deixou de ter tempo para arrumações.

“A minha casa está desarrumada, mas a forma como estou a gastar o meu tempo é a forma correta para mim nesta altura, nesta fase da minha vida”, disse Marie Kondo ao Washington Post.

A guru das arrumações revelou agora, no seu mais recente livro The Kurashi Method, que, para além de estar focada nos filhos, só quer viver uma vida feliz e criou quatro passos para sentir alegria todos os dias e, a longo prazo, viver com o que lhe faz sentido.

"Não se trata de ter uma casa perfeitamente arrumada, mas sim de criar uma vida que te traga alegria. Desde praticar a autocompaixão até aprender a crescer num espaço à medida enquanto as prioridades mudam, não há uma forma perfeita de usar o Método. O que te dá mais alegria?" foi a questão que Kondo fez aos seus seguidores numa das suas últimas publicações.

E é esta a base do sistema kurashi, sobre o qual, no seu site, explica que “o verdadeiro propósito da arrumação não é reduzir os pertences ou desobstruir o espaço. O objetivo final é despertar a alegria todos os dias e levar uma vida feliz.” Em outras palavras, o que buscamos com o kurashi é definir um estilo de vida que nos traga "alegria infinita".

Mas quais são os quatro passos?

1. Expande a tua visão

Marie Kondo convida-nos a ir além da ordem e limpeza de casa, a questionar como vemos a nossa vida ideal e como podemos adaptar o nosso espaço pessoal a esse objetivo. Desta forma, as nossas ações e decisões irão sempre convergir para o mesmo objetivo (a nível pessoal, laboral…) e isso fará com que vivamos com mais sentido.

2. Liberta-te das restrições

Quer sejam auto-impostas ou causadas por outros. Maria Kondo pede que deixemos de ser os nossos próprios inimigos quando se trata de alcançar os nossos objetivos e metas, que esqueçamos os limites que nos impedem de sonhar alto. "Nunca pares de imaginar sua casa e estilo de vida ideais", diz a guru.

3. Dá um tempo a ti mesmo

Para encontrares o teu kurashi, é importante que reserves tempo para ti, tempo de qualidade, diz Marie Kondo. Aproveita o tempo a sós e dedica-o ao que mais gostas. Ou simplesmente não faças nada, porque não há mal nenhum nisso. Marie Kondo pede que não nos deixemos levar pelo pensamento de que "não tenho tempo para nada" e que nos comprometamos a passar mais tempo com nós mesmos.

4. Encontra espaço para o que realmente importa

Para Marie Kondo, assim que souberes claramente o que realmente te traz alegria, investe nisso. O importante não é arrumar a casa e decorá-la de uma forma que te faça sentir bem, mas sim “ordenar” a tua vida e colocar aquilo (ou aqueles) que mais importa no seu devido lugar.

Design e Artes

A cerâmica que traz mensagens provocadoras à mesa

No centro das peças de cerâmica Incartato estão mensagens provocadoras. E não há que levar a mal, afinal, é só arte.

Nécessaire