Crescemos a aprender que o normal é estarmos felizes e que devemos fugir da tristeza. No entanto, a tristeza e os maus humores são essenciais para o desenvolvimento do ser humano, trazendo-lhe até benefícios.
A tristeza é reconhecida como uma expressão de sentimentos muitas vezes presente em obras de arte, literatura e música, podendo até ser entendida como uma fonte de inspiração e reflexão.
Mas a verdade é que a ciência moderna tem estudado os benefícios ocultos de estar mal humorado. Estudos demonstram que sentimentos de tristeza podem desencadear processos cognitivos mais profundos e uma atenção mais focada, levando a uma melhor memória, decisões mais acertadas ou até maior motivação para superar desafios.
Além disso, a tristeza não é apenas uma experiência individual. Este sentimento desempenha um papel importante na vida em comunidade, uma vez que permite sinalizar aos demais a necessidade de apoio e compaixão, atuando também como uma forma de fortalecer laços interpessoais e promover uma maior coesão dentro das comunidades.
Estas conclusões foram publicadas no site The Conversation, da Universidade de Sidney, na Austrália, num artigo da autoria do professor de psicologia Joseph Paul Forgas, que pode ser lido na íntegra aqui.