Prejuvenation | Edição: Vasco dos Santos
ViceVersa

Bem-vindos à era da 'prejuvenation'

Como podemos adiar, e não remediar, o envelhecimento da pele? Contamos tudo aqui, com a ajuda de uma especialista.

Dos cremes milagrosos aos séruns inovadores, não faltam produtos cuja função principal é ajudar a resolver e remediar os problemas de pele. Mas, infelizmente, os resultados podem não surgir de forma tão simples, sobretudo se iniciarmos os cuidados e rotinas de skincare tarde de mais.

Queremos com isto dizer que, embora os produtos existentes no mercado ajudem a minimizar os sinais de envelhecimento da pele, é necessário começar a cuidar dela o quanto antes para evitar problemas irreversíveis. É aqui que entra a prejuvenation, uma tendência de beleza que junta a prevenção ao rejuvenescimento.

Para percebermos melhor do que se trata, a Versa conversou com Juliana Pais, especialista em Medicina Estética Avançada e Diretora Clínica da Laser Clinic e da Coolskin.

Em que consiste a prejuvenation?

Enquanto o rejuvenescimento consiste na recuperação da juventude, a prejuvenation tem como principal função retardar os sinais do envelhecimento da pele. No fundo, podemos assumir que este termo se refere a alguns cuidados preventivos que podem ser adotados desde cedo para prevenir o envelhecimento cutâneo da pele.
 
Que cuidados são esses?

Uma rotina de skincare aliada a um estilo de vida saudável é o ponto de partida. Além da rotina em casa, existem tratamentos em clínica que poderão potenciar a prejuvenation. Falamos de tratamentos como os bioestimuladores de colagénio, ultrassom microfocado e tratamentos a laser, que potenciam um aspeto natural e jovem, evitando o excesso de preenchimentos e mantendo uma aparência natural. Este tipo de tratamentos permitem aumentar a produção endógena de colágeno, prevenindo a “queda” dos tecidos que surge com o avançar da idade (efeito típico do envelhecimento e da própria gravidade).

"Uma alimentação equilibrada e exercício físico regular, são fundamentais e a base de tudo"

Mas a rotina de casa é muito importante. Todo o skincare diário é importante e deve ser adaptado a cada tipo de pele. E quando falamos de skincare não nos podemos esquecer que a proteção solar é o principal passo da rotina para prevenir o envelhecimento, sendo que existem vários estudos que comprovam a sua eficácia. Além disso, o uso de antioxidantes e retinóides começam a ter cada vez mais adeptos por conseguirem atrasar os sinais do envelhecimento.

Não poderia deixar de referir que um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e exercício físico regular, são fundamentais e a base de tudo. Para prevenir o envelhecimento, devemos ter em conta todas estas condicionantes, só assim teremos sucesso.

O que sabemos sobre o envelhecimento?

Sabemos que entre os 20-30 anos a produção de colágeno começa a diminuir de forma substancial. Sabemos ainda que a reabsorção óssea, típica do envelhecimento, associada à flacidez que se vai instalando ao longo dos anos fará com que o nosso rosto comece a perder o contorno e as rugas ficam mais vincadas.

As mudanças que ocorrem neste processo podem trazer inseguranças, com impacto importante não só na vida pessoal, mas também profissional. Aceitar essas mudanças é importante, pois envelhecer é um processo natural, mas que pode ser atenuado, trazendo consigo uma melhoria na qualidade de vida.

"Aceitar essas mudanças é importante, pois envelhecer é um processo natural, mas que pode ser atenuado, trazendo consigo uma melhoria na qualidade de vida."


Qual a idade ideal para se iniciar os tratamentos preventivos?

Na verdade, não existe uma idade estabelecida. Vai depender muito da genética e dos cuidados prévios que cada um teve com a pele. Por exemplo, pacientes que sempre usaram protetor solar diário e evitaram exposições excessivas ao sol irão ter um envelhecimento menos marcado e provavelmente poderão adiar tratamentos preventivos em clínica. Por outro lado, o recurso aos Neuromoduladores (conhecidos como Toxina Botulínica/Botox) podem estar indicados pela primeira vez num paciente com 20/25 anos porque na avaliação clínica já conseguimos identificar rugas em repouso (normalmente são paciente mais expressivos e que têm rugas vincadas mais precocemente), no entanto, num outro paciente, a mesma indicação pode ser feita só aos 40/45 anos, uma vez que não apresenta rugas de expressão de forma precoce.

Com isto, ressalto a importância da consulta inicial onde é feito um protocolo individualizado, tendo em atenção os objetivos e necessidades do paciente. Conhecendo as mudanças fisiológicas que ocorrem com a idade, vamos conseguir determinar o melhor aconselhamento, nomeadamente com recomendações preventivas e intervenções estéticas apropriadas para a idade.

Os tratamentos invasivos serão sempre necessários?

De todo. Podemos optar por tratamentos sem agressão e sem tempo de recuperação, ou com tempo de recuperação mínimo. Tudo dependerá do objetivo do paciente e do estado da pele. O objetivo será atrasar os sinais de envelhecimento e evitar a necessidade de tratamentos invasivos (como a cirurgia) no futuro. Obter a melhor versão de si mesmo, com um resultado natural.

Quais os tratamentos mais recomendados?

Após uma consulta de avaliação na qual questiono o historial clínico do paciente (desde patologias, alergias e cirurgias realizadas) avalio ainda o tipo de procedimentos estéticos realizados previamente, assim como os resultados e satisfação com os mesmos. Faço ainda recomendações de cosmética adequadas ao tipo de pele e estabeleço um plano de seguimento a médio/longo prazo, de forma a orientar cronologicamente os procedimentos.

Relativamente ao tipo de tratamentos, poderei mencionar que os mais recomendados (e com mais sucesso) são:

  • Toxina botulínica: para prevenir as rugas de expressão do terço superior do rosto que normalmente surgem desde cedo em pacientes mais expressivos;
  • Skinbooster®: tratamento de hidratação profunda da pele de forma a dar mais luminosidade e melhorar a textura da pele. Ótima opção também para melhorar cicatrizes de acne e fechar poros mais dilatados;
  • Protocolos de hidratação com ácido hialurónico e cocktail de vitaminas: com recurso a diferentes técnicas (desde microagulhas ou agulhas milimétricas) podemos estabelecer protocolos de hidratação da pele com resultados que se estendem à melhoria da textura da pele e luminosidade. Podem ser feitos como prevenção, mas também como manutenção em peles mais envelhecidas ou prévio a tratamentos com laser para melhorar a sua eficácia;
  • Laserterapia/Luz Pulsada Intensa: alguns equipamentos podem ser uma excelente opção para tratar patologias com acne ou rosácea, ou até hiperpigmentações (manchas) quando existentes;
  • Protocolos de esfoliação e hidratação: com recurso a equipamentos como o Hydrafacial ou com protocolos manuais como o protocolo Fillmed® podemos dar um glow à nossa pele sem necessidade de tempo de recuperação.

Hoje, o acesso à informação é extenso e os jovens estão mais conscientes do que é o envelhecimento e a sua prevenção. Têm cada vez mais acesso a informação e são conscientes da variedade de tratamentos disponíveis. Compete-nos a nós, médicos, depois gerir o que será mais adequado a cada paciente.

Gourmet

Juu Go Ji Break: a transformação do Ajitama numa coffee shop japonesa

Das 15h às 19h, os dois restaurantes Ajitama transformam-se em tradicionais cofee shops japonesas com pastelaria criada por Juliana Penteado.

ViceVersa