Meo Rip Curl Pro Portugal
Nécessaire

Gostas de surf? Frederico Morais diz-te como começar

De 8 a 16 de março, Peniche recebe os melhores surfistas do mundo para o campeonato mundial. E é aqui onde a Versa encontra as melhores dicas para te iniciares neste desporto.

De 8 a 16 de março, a 13.ª edição do Meo Rip Curl Portugal tem lugar em Peniche, para a 3.ª etapa do campeonato mundial (WCT). O maior evento de surf merece a atenção da Versa que procura saber mais sobre o desporto que leva tantos profissionais e amadores ao mar.

Em conversa com Francisco Spínola, diretor geral da WSL (World Surf League) amante de surf, ficámos a saber o que é preciso para um principiante se lançar às ondas.

Quando perguntamos o que é preciso para começar a surfar, Francisco tem alguns conselhos a dar: "Compra um fato e uma prancha. Mentaliza-te que a água está fria, mas se há quem consegue, tu também consegues. Depois de alguma prática, quando o surf se entranhar em ti, habitua-te a acordar para ver os ventos e as marés e deixa-te ir."

E se é certo que as águas portuguesas têm cada vez mais surfistas amadores é também verdade que o espírito da competição tem aumentado. Para competir e chegar longe, as exigências são maiores. “Para quem quer competir tem de ter muito bem delineado o caminho que quer seguir desde logo, acreditar mais do que ninguém, porque [o surf profissional] exige muito sacrifício, muito trabalho e muita dedicação. Às vezes, parece que não há resultados a curto prazo, mas, a longo prazo, acabam por surgir. É mesmo preciso continuar a acreditar e a seguir o sonho. Este é o meu conselho”, explica-nos Frederico Morais, mais conhecido por Kikas, tricampeão nacional.

Se é para te iniciares nesta modalidade, que seja esta quarta-feira, dia 8. Já que todos os free surfers se podem juntar aos nomes mais sonantes do mundo do surf (fora dos hits).

"Qualquer surfista pode, por estes dias, surfar ao lado de John John Florence ou Gabriel Medina ou um dos outros tops mundiais, e isso não acontece em quase desporto nenhum”, diz-nos Francisco Spínola.

 

"Esta etapa do campeonato mundial tem 8 dias agendados, mas só precisa de 3 para realizar todos os hits, estamos atentos a ventos e marés para garantir as melhores ondas possíveis”, alerta-nos Francisco Spínola para que os espectadores estejam atentos às informações diárias da organização e possam saber exatamente quando começam os hits e em que praias.

Kelly Slater, John John Florence, Gabriel Medina são nomes em destaque nesta competição. E, embora Kikas não esteja a competir no WCT, o tricampeão tem um wildcard e estará a competir “sem a pressão dos pontos nem grandes expetativas: "Vou de hit em hit e, seja qual for o resultado, é sempre ótimo competir em casa, especialmente num evento tão grande. O WCT é o maior evento de surf e não há nada melhor do que competir numa etapa da WT. Aqui, em Peniche, estou como convidado e feliz por surfar numa onda tão especial como a de Supertubos”.

O campeontato feminino também promete ser bem quente, com nomes já bem conhecidos como Stephanie Gilmore, a surfista mais condecorada da história; Carissa Moore, a campeã olímpica, a brasileira Tatiana Weston-Webb e a nossa portuguesa também com wildcard Teresa Bonvalot, tetracampeã nacional.

“Somos uma competição com fortes preocupações de igualdade e temos equal prize money para homens e mulheres. Apoiamos a competição feminina e, apesar de ainda não estarem ao nível dos homens, há um forte crescimento e de qualidade” sublinha Francisco Spínola, a propósito do campeonato feminino e masculino a acontecer em silmultâneo.

 

Coolhunting

Steal the look: com um vestido preto, nunca me comprometo

O vestido preto é um 'must have' em qualquer guarda-roupa porque, seja qual for o tipo de corpo, há sempre um que se adequa perfeitamente a cada ocasião.

Nécessaire