A sabedoria popular diz que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, mas será mesmo assim? E o que nos acontece se saltarmos esta refeição? A relação entre o ganho ou perda de peso e o ato de prescindir desta refeição não é linear. Pelo menos é isso que nos diz um artigo publicado no jornal Guardian que cita um estudo publicado em 2021 que concluiu que “existe evidência mínima de que saltar o pequeno almoço pode conduzir a um aumento de peso e ao aparecimento de excesso de peso ou obesidade”. E o mesmo afirma para a perda de peso, uma vez que os índices de massa gorda dos participantes não apresentaram variações tendo em conta os dois cenários de tomar ou não tomar o pequeno almoço.
Mas se o estudo aponta para que o facto de não tomar o pequeno almoço não tenha um impacto direto no aumento de peso, outro conduzido pela Ohio State University, com uma amostra de 30.000 norte-americanos concluiu que o ato de não tomarmos o pequeno almoço poderá causar um défice na absorção de nutrientes com as vitaminas A, B1, B2, B3, C e D. Outra evidência associada a prescindir da primeira refeição do dia é a maior probabilidade de se comer açúcares e carboidratos ao longo de um dia.
Esta correlação entre não tomar o pequeno almoço e falta de nutrientes tem de ser entendida, porém, à luz das escolhas alimentares que fazemos. Quem decide não tomar o pequeno almoço será também quem muitas vezes não leva uma alimentação saudável no resto do dia. “Segundo a minha experiência, as pessoas que não tomam o pequeno almoço podem cair na tentação de pensar que, por terem poupado calorias logo à primeira hora, podem mimar-se durante o resto do dia”, alerta Aroosha Nekonam, um personal trainer certificado especializado em treinos de alto rendimento ouvido pelo Guardian.
Afinal, em que ficamos? Não tomar o pequeno almoço é mau para a saúde? Não há propriamente evidência científica que confirme que não tomar o pequeno almoço e consequentemente jejuar tenha um impacto positivo ou negativo na nossa saúde. O importante, reforça o especialista, é comer de forma saudável. “Uma das coisas mais importantes para as pessoas perceberem é o porquê de quererem saltar o pequeno almoço”, diz Nekonam. Algumas pessoas quando acordam não sentem necessidade de comer e conseguem iniciar o seu dia de estômago vazio. Mas se estiveres a tentar ganhar músculo “saltar o pequeno almoço é um óbvio não – precisas de energia e é completamente contraproducente”.