Fotografia: Michael Ochs Archives/Getty | Edição: Vasco dos Santos
ViceVersa

Pestanas postiças VS naturais: a Versa diz-te o que ainda não sabias

As pestanas volumosas e preenchidas estão sempre na moda porque transformam qualquer olhar. Mas estaremos a cuidar bem delas? Fomos descobrir mais.

As pestanas destacadas, exageradas ou personalizadas foram eternizadas por ícones como Twiggy ou Diana Ross e serviram de base e inspiração para os inúmeros formatos postiços que hoje existem à nossa disposição.

Sejam de colar, magnéticas, aplicadas por profissionais fio a fio ou colocadas em casa em minutos, existem milhares de opções de pestanas postiças que podem transformar um olhar num instante. Conseguem camuflar os fios naturais, fazendo com que pareçam naturalmente grandes e curvados, e tornam os olhos mais abertos, bonitos e sensuais.

Mas as nossas pestanas naturais merecem todos os cuidados possíveis, porque são elementos extremamente importantes do corpo humano. Não só servem para realçar o olhar, mas sobretudo para proteger e manter os olhos lubrificados e prevenir infeções.

Uma pálpebra superior possui entre 90 a 150 fios e uma inferior entre 70 a 80 cílios, que promovem um mecanismo de proteção dos olhos da luz solar através da sua inclinação, posicionamento e densidade. As pestanas demoram entre 6 a 8 semanas para crescer, por isso há que cuidar bem delas para evitar que caiam.

E porque deste lado também há fãs de umas boas pestanas que evidenciam o olhar, a Versa quis conhecer melhor o outro lado deste produto de beleza. Dos cuidados que devemos ter com as nossas pestanas, aos problemas que podem surgir quando lhes aplicamos elementos falsos, o Professor Eugénio Leite, oftalmologista, diretor das Clínicas Leite explica-nos tudo.

O que se deve saber sobre a aplicação destes produtos na zona do olho?

O tipo de cola deve ser específico para este procedimento, não deve danificar as pestanas naturais e não deve ser aplicada em excesso. É importante que se informe se é alérgica a qualquer um dos produtos utilizados durante a aplicação. A cola também parece estar relacionada com os danos provocados ao nível do olho, irritação ocular ou mesmo lesões graves na córnea, não só pelos seus componentes químicos, mas também porque danifica as pestanas naturais, por isso atenção.

Os cílios naturais podem ser a fonte de alguns de problemas de saúde em potencial, incluindo blefarites triquiase, distriquiase e chalazios, pelo que a aplicação de produtos não deve interferir com os mecanismos naturais da área palpebral de implantação das pestanas naturais, nomeadamente as glândulas da pele.

O peso das extensões pode causar alguma tensão na pestana e levar à sua queda sem novo crescimento? Há essa possibilidade?

Naturalmente que o peso das extensões pode causar tensão no folículo piloso da pestana natural e levar à sua queda e sem este, obviamente, não há novo crescimento. No entanto, a questão a ter em conta é que o uso constante de pestanas postiças, respetiva manutenção, ou quando a aplicação de pestanas se torna um ciclo vicioso, ou seja, a sua utilização é diária, será o maior perigo para as pestanas naturais e respetivo folículo.

Que dificuldades podem surgir quando se tem pestanas falsas?

As nossas pestanas têm uma função protetora, impedindo ou dificultando a entrada de corpos estranhos nos olhos. O uso de pestanas postiças pode, potencialmente, com o crescimento de novas pestanas, causar irritação ou dermatite. Esta situação pode agravar-se porque as pestanas postiças tendem a dificultar a normal higiene das pálpebras, o que leva ao aumento do risco de infeções por bactérias ou fungos.

Existem produtos que promovem o crescimento das nossas pestanas naturais?

Uma questão que não é simples de responder, mas, por princípio, a palavra é prevenção. Deve-se começar por cuidar da pestana natural, pela higiene diária, com particular atenção se usa maquilhagem. Devemos cuidar da sua própria saúde, pois sabemos que doenças endócrinas (tiroide ou alterações hormonais), deficiências em vitaminas ou nutrientes, inflamações das pálpebras, alergias, medicamentos como antibióticos, doenças crónicas, stress ou tabagismo provocam a perda de pestanas.

Pode aplicar séruns, porque da mesma forma que cuidamos da nossa pele devemos fazê-lo em relação às pestanas. Mas não há produtos milagrosos que se apliquem e as façam crescer, ainda que existam alguns fármacos que possam ter em algumas pessoas esse efeito.

Que conselho dá a quem quer ter pestanas maiores e saudáveis? Para si, qual a melhor solução?

A beleza, a expressividade, o realçar do olhar e encanto que as pestanas provocam é um facto que não deixa ninguém indiferente, logo é uma prioridade. Assim, e de uma forma simples, devemos sempre cuidar das pestanas naturais e seguir estas linhas orientadoras:

  • Ser cuidadosa com a limpeza e higiene das pestanas naturais
  • Remover sempre a maquilhagem antes de dormir, de forma suave e nunca apressada e vigorosa
  • Aplicar séruns para pestanas de forma regular e não pontual
  • Ser cuidadosa com o uso de “enroladores” de pestanas
  • Ser cuidadosa na opção e aplicação de máscaras
  • Cuidar da saúde geral que indiretamente terá efeito nas pestanas
  • Não abusar das pestanas “postiças”, e, se o fizer, recorrer a profissionais cuidadosos
  • Não abusar das extensões e, se o fizer, recorrer a profissionais cuidadosos
  • Perder o hábito de esfregar os olhos
  • Ter em atenção os hábitos alimentares e de vida
  • Preocupar-se com as mudanças atmosféricas, seja por motivo de férias ou simplesmente pela evolução do calendário
  • Ponderar a hipótese de pestanas magnéticas

Nenhuma destas indicações dispensa o conselho de médicos oftalmologistas ou dermatologistas, que te vão orientar da forma mais adequada de acordo com a tua condição de saúde.

Coolhunting

Tendências ModaLisboa: CORE é a uma interpretação livre. Tal como a moda

Há quem veja muitas meias brancas e bolsos nos desfiles, há quem traga clichés de coach motivacional. A VERSA está na Lisbon Fashion Week e vê outras tantas modas.

ViceVersa