O verão é sinónimo calor, praia e muitos mergulhos para refrescar. Mas se tens a pele mais sensível, já deves ter reparado que esta fica muito mais seca depois de vários mergulhos na piscina. A culpa pode ser do impacto do cloro na tua pele.
“Além das típicas comichões, dermatites e irritações, o cloro pode acentuar eczemas, psoríases ou rosácea”, explica a médica dermatologista Alexandra Osório. Isto porque “o contacto prolongado da pele com água com cloro favorece a remoção da camada lipídica, que é a ‘gabardine’ da nossa pele, que deste modo fica mais ressecada e desprotegida”.
E se estás a pensar que a solução pode passar pelas piscinas de água salgada, não é por aí. “O cloro tem o mesmo impacto”, indica a dermatologista, que lembra ainda que “há piscinas de água salgada cujo tratamento da água não é feito com cloro”.
A solução pode passar por mergulhos no mar, já que o sal não agride tanto a pele como o cloro, ou seguir estas indicações de Alexandra Osório da próxima vez que marcares uma ida à piscina com os amigos.
Antes de mergulhar na piscina
O segredo passa por manter a pele hidratada “antes da exposição ao cloro, o que evita o seu ressecamento. Isto porque, se já estiver seca, vai ficar ainda mais seca”, explica a especialista.
Toma um duche antes de mergulhares na piscina. “Diminui os danos do cloro na pele, sobretudo no cabelo. Isto porque a haste fica ‘encharcada’ com a água doce e minimiza os danos causados pelo cloro”, ensina.
Também podes ir aplicando água termal na cara, sem esquecer o decote. “Permite tonificar, hidratar e recuperar os sais minerais”.
Depois dos mergulhos na piscina
“A forma correta de retirar o cloro do corpo ao sair da piscina é tomar banho com água pouco quente e lavar a pele com água doce e gel de duche hidratante”, indica a dermatologista, que aconselha a evitares os banhos quentes e demorados.
Após o banho, é essencial aplicar “um hidratante, pois a reposição da barreira lipídica é essencial para manter a pele protegida”. Deves dar preferência a “produtos à base de lipossomas e ceramidas, que proporcionam uma camada extra de proteção à pele”, explica.