O TikTok é uma ferramenta muito poderosa que lança tendências todos os dias, muitas delas bem bizarras. O perigo surge quando essas novidades ou ideias podem afetar a saúde de quem as experimenta.
A nova tendência que está a ganhar força nesta rede social envolve muito sol e cerveja, e não, não falamos só da sua ingestão que, por si só, já poderá ser prejudicial.
Os utilizadores estão a colocar a bebida diretamente na pele para potenciar o bronze. Dizem que o método oferece o “melhor bronzeado de todos os tempos”, além de ser uma “maneira barata de se bronzear mais rápido”.
@countryfarmgirl007 #tanninghacks #tanningsecret #tanning #howto #lifehacks #drinkbeer #corona #coronaextra #fypシ #beach #hacks #funny #foryou #jokes #jk ♬ Beer In Mexico - Kenny Chesney
No entanto, a prática está a gerar muita polémica porque tem tudo para ser um perigo para a saúde. Vários profissionais de saúde e especialistas já começaram a alertar para os riscos associados a esta moda, já que substâncias usadas para aumentar ou acelerar a ação da radiação solar podem efetivamente queimar a pele.
De acordo com Camila Hofmann, dermatologista do Hospital Vergueiro, em São Paulo, em declarações à CNN Brasil, a cerveja contém álcool, ou seja, é uma substância corrosiva. A combinação de cerveja com exposição solar pode aumentar o risco de queimaduras solares e causar danos severos à pele, incluindo o envelhecimento precoce e o aumento do risco de cancro. “Literalmente, pode ‘fritar’ a pele“, alerta.
Se queres uma pele bronzeada e saudável, o melhor mesmo é esqueceres a cerveja e seguir estas dicas.