UNNA Wood diVERSA | Edição: Vasco dos Santos
Nécessaire

Raquetes não são coisas de criança. Estes adultos fazem-nas a sério

Dois portugueses fundaram a UNNA Wood, uma marca de raquetes de praia feitas em madeira com o propósito de "unir e criar ligações entre as pessoas".

Para além dos baldes e bolas, as raquetes sempre fizeram parte das idas à praia. Habitualmente, são as crianças que mais anseiam por uma jogada, mas o gosto pelo jogo junto ao mar é também coisa de adultos.  

Em particular, de Diogo Rutkowski e Tomás Abreu, os fundadores da UNNA Wood, a quem se juntou mais tarde o sócio Gonçalo Mina, com quem a Versa conversou. Diogo e Tomás sempre quiseram criar um negócio em conjunto e a ideia surgiu quando os amigos perceberam que havia uma lacuna no mercado relativamente a raquetes de qualidade, conta Gonçalo.

Para além disso, "o amor que tinham (e têm) ao jogo de raquetes de praia” também ajudou ao lançamento em 2018 da UNNA Wood, com uma seleção de raquetes de praia que não se diferenciam das convencionais só pela madeira.  

O que torna estas raquetes especiais?  

Ao contrário de Diogo e Tomás, pode haver quem não goste assim tanto de jogar raquetes na praia e por isso não se interesse por comprar uma destas raquetes da marca portuguesa. Mas talvez mudem de ideias ao conhecerem melhor os pilares da UNNA que se constroem a partir da "união".

Primeiro, a marca diz que “cada raquete é única: fabricada individualmente por marceneiros do Norte de Portugal; e as peças de madeira que as compõem têm cores e texturas únicas”. Depois, fala da "união das madeiras com resina, o que as torna ainda mais resistentes; e em terceiro lugar porque a UNNA representa a união de pessoas.

“O nosso objetivo final é unir e criar ligações entre as pessoas através deste jogo que fomenta o contacto", refere Gonçalo.  

E se dúvidas restarem sobre a resistência do material, no site são dadas garantias nos detalhes sobre processo de fabricação. “As peças de madeira com juntas UNNA são unidas por resina prensada por 20 minutos a 98ºC numa máquina especial. Não há uma única chance de as raquetes partirem”, pode ler-se. 

Dicas para escolher uma raquete de praia UNNA Wood 

O sucesso da UNNA Wood é tão grande que, quando encontrámos o projeto, havia apenas um par de raquetes à venda no site e à data deste artigo estão esgotados. Mas descansem, entusiastas de jogos de praia, que dentro de um mês o stock vai regressar, palavra dada por Gonçalo Mina.  

Quando isso acontecer, deves estar preparado para escolher um dos modelos com um design que prima pela “sofisticação na simplicidade”: Cerejeira, Andiroba, Freixo, Raiz, set Tomás, set Diogo ou set Gonçalo.  

“A qualidade é igual em todos os pares. Não temos distinção entre iniciantes e profissionais, mas sim entre tipos de jogo e pesos”, explica Gonçalo. Para escolher um dos modelos é então preciso, primeiro, analisar que tipo de jogador és e que jogo pretendes:

  • Jogo de poder: raquete mais pesada, como o set Gonçalo, para batidas com máxima potência; 
  • Jogo de equilíbrio: raquete super leve e fina, como a Andiroba, para um jogo mais focado na diversão; 
  • Jogo de controlo: raquete intermédia, como o set Tomás, para maior precisão nas batidas e controlo de bola.  

As raquetes de praia UNNA Wood custam desde €80 (inclui duas raquetes, duas bolas e o saco de armazenamento) e a compra pode ser feita diretamente no site

Coolhunting

Dia da Mãe. Não ofereças um brunch, oferece uma experiência

Dentro e fora de Lisboa, há brunchs especiais que oferecem experiências às mães apreciadoras de música ao vivo, às fãs de ioga ou às que preferem um bom vinho.

Nécessaire