Morreu há mais de 25 anos, mas ainda hoje é fonte de inspiração para novas tendências. Falamos, claro, da Princesa Diana que continua a influenciar muitas das nossas ações.
Lembras-te de quando em 1994 emergiu do desgosto emocional com aquele infame vestido preto de bainha assimétrica e curta, com uma cauda fluida em chiffon, ombros à mostra e decote em forma de coração? Pois bem, ficou conhecido simplesmente como o "vestido da vingança" e nunca mais foi esquecido.
Quase trinta anos depois, esta peça – e a mensagem de empoderamento que transmitiu – continua a ser um dos marcos mais indeléveis da história da cultura pop. E hoje serve de inspiração para a mais recente tendência do Tik Tok.
Depois da "crying makeup", "cold girl" ou da "dark mermaid", a "revenge makeup", ou maquilhagem de vingança, surge agora como uma forma de curar ou acalmar corações partidos, através de looks fortes e arrojados, sem um pingo de remorsos.
Para alguns, pode apenas tratar-se de uma forma de mostrar ao “ex” o que perderam, mas, para muitos, trata-se sobretudo de abraçar e promover o amor próprio.
Esta nova tendência pretende devolver o empoderamento, a força e sensualidade a todas aquelas mulheres que se perderam no caminho de uma separação.
Para quem não está a passar por dramas e simplesmente gosta de maquilhagem, esta tendência é mais uma maneira divertida de chamar a atenção.
A maquilhagem de vingança não tem propriamente regras, nem um estilo fechado ou indicações muito concretas e pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa. Os únicos aspetos que deverás ter em conta são a ousadia, o drama e o arrojo, sobretudo nos olhos e lábios. E, claro, um rosto bem contornado.
Bem recentemente, algumas celebridades recém-solteiras como Olivia Wilde ou Gisele Bündchen, arrasaram em vestidos e maquilhagens que não passaram nada despercebidas. Estarão elas a seguir as pisadas da Princesa Diana?