Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Quanta água devemos beber por dia? Dois litros pode ser demais

Afinal, a quantidade de água recomendada diariamente pode ser excessiva para a maior parte das pessoas, diz um novo estudo.

A importância de beber água é um dado adquirido e o seu consumo é essencial ao ser humano, mas investigações sobre a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente continua a provocar discórdia no seio da comunidade científica. Agora, um novo estudo sugere que os oito copos de água (cerca de 2,5 litros) recomendados diariamente podem não ser necessários para todas as pessoas.

Um estudo realizado pela Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, aponta que uma pessoa em média necessita de ingerir entre 1,3 e 1,8 litros, dependendo de fatores como a idade, localização ou clima. No novo estudo que contou com um universo de 5.604 pessoas, com idades entre os oito e os 96 anos, publicado na revista Science, os participantes beberam um copo de água cujas algumas moléculas tinham sido substituídas por isótopo estável do deutério, permitindo perceber como a água é tratada pelo organismo.

Concluiu-se que há maior rotatividade em ambientes mais quentes e húmidos, bem como em atletas, grávidas ou indivíduos com níveis elevados de atividade física. John Speakman, da Universidade de Aberdeen, citado pela CNN Brasil, explicou ainda que “um homem na faixa dos 20 anos que tenha um volume médio de água de 4,2 litros por dia, não precisa beber 4,2 litros de água por dia. Cerca de 15% desse valor reflete a troca de água superficial e a água produzida a partir do metabolismo. Como a maioria dos alimentos também contém água, uma quantidade substancial de água é fornecida apenas pela alimentação”.

Assim sendo, o estudo aponta que a necessidade de beber oito copos de água pode não se aplicar a todas as pessoas, sendo esta uma forma de evitar o desperdício de água potável.
 

Evasão

The Lodge, um refúgio com vista privilegiada para o Porto

Conteúdo patrocinado

É na cidade invicta que encontras o The Lodge Hotel, que fica para sempre na memória.

Nécessaire