Fotografia: Klugzy Wugzy/ Unsplash
Nécessaire

Há três formas de controlar o ressonar. Dizemos-te como

Todos ressonamos ocasionalmente, mas quer isso dizer que algo se passa no nosso corpo? Há formas de atenuar o problema.

Ressonar é mau para a qualidade do sono e pode tornar-se incomodativo para quem dorme na mesma divisão. O certo é que ressonar afeta a nossa saúde, mas isso já é algo que provavelmente sabias. Pode ser tentador olhar para este problema como algo que não controlamos, mas qual é o seu verdadeiro impacto na saúde? E o que pode ser feito para o parar ou controlar?

Alguns problemas de saúde poderão manifestar-se através desta condição, mas isso não quer dizer que ressonar durante a noite seja um motivo de preocupação. Pode apenas ser um indicador que as tuas vias respiratórias não estão a funcionar da forma que deveriam e que quando te deitas os teus vasos sanguíneos ficam entupidos, explica um artigo publicado no jornal Guardian

Shereen Lim, um especialista em saúde dentária e vias respiratórias ouvido pelo jornal britânico adverte que “ressonar pode fragmentar o sono, roubando-nos os seus benefícios reparadores” e que é “ o sintoma mais comum de uma condição comumente não-diagnosticada chamada apneia obstrutiva do sono”. Este distúrbio respiratório ocorre quando as vias respiratórias colapsam momentaneamente devido ao relaxamento dos tecidos moles que as compõem por mais de dez segundos e de forma persistente ao longo do sono. 

Em termos práticos, explica o Guardian, este fenómeno quer dizer que o nosso corpo deixa de respirar temporariamente.

“A apneia obstrutiva do sono tem sido associada a distúrbios do sono, stress crónico e inflamação”, explica Shereen Lim, acrescentando que também está relacionada com um aumento do “risco virtual de todas as doenças crónicas, desde pressão arterial alta, problemas de coração, depressão, doenças metabólicas, perdas de memória, cancro e outras”.

Assim sendo, o que podemos fazer para resolver este problema que poderá ter tendência a agravar-se com o avançar da idade? Se ressonas ocasionalmente, mudar de posição durante o sono poderá atenuar o problema. “Intercalar a posição de dormir de costas para dormir de lado pode ajudar”, detalha o artigo. Usar uma almofada mais alta ou calços para elevar a cama também poderá surtir efeito.

Se o ressonar persistir ou se agravar, existem exercícios que treinam os músculos da cara, boca e língua que podem ajudar nos casos menos severos. Em situações mais complexas, poderá optar-se por dispositivos colocados no maxilar que evitam o ressonar. A cirurgia para restaurar as vias respiratórias afetadas também é uma solução a ter em conta, “mas há alguma discordância sobre os seus benefícios a longo prazo”, refere o mesmo artigo.

A melhor solução será na base da prevenção, pode ler-se. “Manter um peso saudável, e manter os músculos em forma pode ajudar, tal como comer e reduzir a ingestão de álcool.”

Nécessaire

É no fundo de um rio hostil que vive o segredo para uma pele hidratada

No Rio Tinto vive um plâncton capaz de produzir as suas próprias moléculas hidratantes. A Lierac conseguiu extrai-las e criar uma gama de produtos inovadora.

Nécessaire