The Book of Rituals
Nécessaire

A Rituals lança um livro de bem-estar para a alma e para o corpo

Para quem julgava que beleza, bem-estar e sabedoria eram temas separados, a Rituals dá uma lição de vida soulful. E para quem acha que os livros estão a morrer, a Rituals lança um grande exemplar para consulta, de edição limitada: The Book of Rituals – A Arte de Viver com Alma. É caso para dizer: toma e embrulha para oferecer.

The Book of Rituals – A Arte de Viver com Alma é o resultado de um trabalho que a marca holandesa tem feito, há 20 anos, através dos seus produtos: chamar a atenção para uma sensorialidade que nos abre os canais, nos torna mais atentos e despertos, para o mundo e, por conseguinte, para nós mesmos.

Acaba de lançar, na biblioteca de pesquisa do magnífico Rijksmuseum, em Amesterdão, o seu primeiro livro, de edição limitada, que procura ajudar-nos a atingir o bem-estar pessoal, unindo corpo e mente. Isto porque a marca percebeu que, para além da pandemia, e apesar das imparáveis evoluções tecnológica e científica, cada vez mais pessoas se admitem infelizes. E tudo começa no corpo, como todos sabemos.

Dagmar Brusse, diretora criativa da Rituals Cosmetics explica em comunicado que este livro "é uma bússola para o bem-estar pessoal e tem como objetivo ajudar as pessoas a conectarem-se e a trazer um maior equilíbrio e harmonia entre o corpo, mente e alma. Este equilíbrio, este alinhamento, garante que conseguimos atingir a forma mais pura de bem-estar. Se pensarmos nesta filosofia sob uma perspetiva holística para viver bem, tocamos em todos os temas importantes: desde os físicos, os mentais até aos espirituais. Transpusemos esta filosofia através de 13 pilares que ajudarão as pessoas a prestar atenção às rotinas mais simples, que no fundo são as que têm um maior impacto".

Assim, neste grande livro, que ocupa uma boa parte da mesa de centro da sala, mas é um belo exemplar branco e dourado, e ao longo de mais de 400 páginas, podemos descobrir esses 13 pilares como 13 passos para belas lições de vida. A primeira é uma das nossas preferidas, e é um lema dos tempos modernos: a autenticidade. “Be yourself, everyone else is already taken” lemos logo na abertura.

Seguem-se a reflexão, o propósito, a paixão, o conhecimento, a gratidão, a positividade, a alegria, a compaixão, a gentileza, a mindfullness, o perdão e o amor. Não estamos a consultar um livro escrito pelos mestres espirituais, por filósofos ou pelos estudiosos do comportamento humano, mas pelo meio destes capítulos que soam a degraus evolutivos, ou de tentativa de aperfeiçoamento, e que subjazem a todo e qualquer pensamento filosófico ou religioso, aprendem-se coisas. De poesia aos princípios ayurvédicos e de muitas filosofias ancestrais orientais, na sua maioria.

Contam-se histórias e apresentam-se personagens inspiradoras de todo o mundo, exercícios acessíveis, receitas, ferramentas e rotinas que nos ajudam a olhar o mundo – lá, está, e dentro de nós – de uma maneira completamente nova, mais vasta e construtiva.

No momento em que se diz que os livros podem acabar, o que seria uma catástrofe tão grande como muitas a que estamos a assistir, a Rituals pede-nos para parar um pouco e revisitar o prazer de folhear páginas e tudo o que estas nos ensinam. Diz-nos que é preciso entrar devagar na sabedoria, seja ela qual for. E nenhum recanto da internet o consegue fazer tão bem como um grande livro.

The Book of Rituals custa 89.90€ e está disponível online, em Amesterdão na loja do Rijksmuseum e na House of Rituals. A partir deste julho, está à venda em lojas selecionadas em todo o mundo.

Design e Artes

Stranger Things: Depois de Kate Bush, o fenómeno estende-se a um dos clássicos de Metallica

Graças à série da Netflix, a música ‘Master of Puppets’ teve um aumento de 237% no número de vezes em que é tocada no Spotify.

Nécessaire