Avani | Edição: Vasco dos Santos
ViceVersa

Avani: os segredos da Índia foram revelados e estão ao dispor do teu cabelo

A missão da Avani é resolver problemas capilares com a ajuda da medicina Ayurveda e dos ensinamentos indianos, com produtos made in Portugal.

Existe a ideia de que os cabelos indianos são os mais bem tratados do mundo e, por esse motivo, Homni Bhanji, de origem indiana nascida em Portugal, decidiu combinar os segredos deste país asiático com a medicina Ayurveda e colocar toda essa riqueza ao dispor do público português. Assim nasce a Avani, uma marca de produtos para o cabelo.

O nome da marca tem dois significados importantes: primeiro, significa Planeta Terra na língua milenar indiana sânscrito e está totalmente conectado com a base dos produtos, na sua maioria enriquecidos com ingredientes provenientes da mãe natureza; depois, porque também é o nome da filha de Homni.

A principal missão da Avani é resolver problemas do couro cabeludo e cabelo através de produtos de composição rica que de facto consigam fazer a diferença, idealizados para cada tipo de cabelo. Mas para conhecer melhor toda esta filosofia, a Versa conversou com Homni Bhanji.

Em que medida é a filosofia Ayurveda tão importante na área da cosmética?

A filosofia Ayurveda é um princípio holístico, com origem na Índia, que tem a perspetiva do corpo humano como uma energia vital em contacto com todas as energias que o rodeiam. A palavra Ayurveda é derivada da língua Sânscrito, a mãe de todas as línguas, e significa ciência da vida. A sua principal linha orientadora é que tudo na vida tem uma ligação, e por esse motivo, a saúde geral e o bem-estar, tanto interior como o exterior, têm como base o equilíbrio e a harmonia.

A visão da cosmética tradicional está ligada, predominantemente, à beleza exterior, ao tratamento da pele, cabelo, unhas e corpo, que proporciona um prazer de satisfação pessoal muito importante para a autoestima tanto dos homens como das mulheres.

A filosofia Ayurveda é um princípio holístico, com origem na Índia, que tem a perspetiva do corpo humano como uma energia vital em contacto com todas as energias que o rodeiam

Por sua vez, ao adicionar os princípios da medicina Ayurveda à cosmética tradicional, para além do aspeto exterior, que é o seu principal foco, vão se também adicionar os elementos ligados ao princípio holístico do contacto com todas as energias da medicina Ayurveda.

Quando se aplicam estes princípios holísticos à cosmética tradicional, vão ser adicionados outros elementos como ingredientes especiais e determinadas combinações, de forma a atuar nas várias áreas energéticas do corpo humano, que na medicina Ayurveda são designadas de doshas. Ou seja, a introdução destes ingredientes especiais nos produtos de cosmética, dão-lhes uma nova dimensão conferindo a possibilidade de conceber cuidados de beleza mais completos e únicos.

No caso dos problemas capilares, mais especificamente, como atua?

Grande parte dos problemas capilares, excluindo fatores externos e trabalhos técnicos, tem como origem os desequilíbrios do couro cabeludo. A saúde do couro cabeludo determina a saúde do cabelo. Fazendo uma analogia, o couro cabeludo representa o solo de uma plantação e as plantas o cabelo. Se o solo for pobre vai afetar o crescimento saudável das plantas. Da mesma forma, qualquer fator que cause um desequilíbrio no couro cabeludo pode ser prejudicial ao crescimento saudável do cabelo.

No sistema de saúde Ayurveda, todas as doenças são consideradas como resultado do desequilíbrio dos doshas Vata (união do éter com ar), Pitta (união do fogo com água) e Kapha (união da terra com água). Os doshas na filosofia hindu simboliza a manifestação física dos 5 elementos presentes no nosso corpo: a água, o fogo, a terra, o ar e o éter. Traduzindo este princípio para os problemas capilares, o equilíbrio dos doshas significa a harmonia do couro cabeludo.

O couro cabeludo representa o solo de uma plantação e as plantas o cabelo. Se o solo for pobre vai afetar o crescimento saudável das plantas

Assim, quando se seleciona um tratamento é importante incluir produtos que atuem de uma forma holística tendo em atenção estas três forças e não apenas o problema visível. Por exemplo, se um cabelo apresenta excesso de oleosidade o problema está, muito provavelmente, num desequilíbrio do couro cabeludo, que pode ser do próprio organismo ou como consequência de algum fator externo.

Quando se seleciona um tratamento, tendo em conta estes princípios ayurvédicos, é muito importante levar isso em consideração e não utilizar apenas produtos exclusivamente para remover o excesso de sebo, porque isso pode criar desequilíbrios no couro cabeludo, e, inclusive piorar a situação do excesso de oleosidade.

Para dar um exemplo prático deste problema, de cabelos com excesso de oleosidade, a Avani criou uma Gama Base unicamente para equilibrar o couro cabeludo, a cold effect. Introduzimos nos produtos desta gama o ingrediente cânfora, também chamado de Karpura, que segundo a filosofia Ayurveda, é uma erva especial que equilibra os doshas kapha (junção da água e terra presentes no nosso organismo; é a água na forma sólida e representa a força que constitui o corpo) e pitta (junção do fogo e água presentes no nosso organismo; é o calor na forma líquida responsável pelos processos digestivos e metabólicos que regula todas as transformações bioquímicas do corpo) - que muitas vezes são responsáveis pela caspa, couro cabeludo oleoso, danos nos folículos e perda de cabelo.

Com isto, estamos a introduzir aos procedimentos capilares mais usuais, de utilizar apenas produtos para remover exclusivamente a oleosidade, uma componente holística que vai contribuir para o equilíbrio geral do cabelo.

Porquê apostar nos ingredientes provenientes da natureza?

As nossas fórmulas têm uma filosofia muito única, em primeiro lugar tentamos escolher sempre ingredientes naturais com composições fitoquímicas extremamente ricas, principalmente relacionadas com os princípios da filosofia Ayurveda e com o nosso próprio estilo de vida.

Desde sempre estou ligada à filosofia milenar Hindu, estudo-a e tento absorver todas as características práticas que posso trazer para a minha vida, e neste caso, para oferecer aos nossos clientes. Tentamos utilizar, sempre que possível, o máximo de ingredientes naturais, tendo em conta, não só as suas características, mas também a sua harmonia em conjunto. Em segundo lugar, recorremos à tecnologia quando necessário, pela sua eficácia muito alta para determinadas situações.

Tentamos unir o melhor dos dois mundos, aquilo que a natureza de melhor tem para nos oferecer, assente numa cultura milenar, e os desenvolvimentos tecnológicos atuais

Isto significa, que tentamos unir o melhor dos dois mundos, aquilo que a natureza de melhor tem para nos oferecer, assente numa cultura milenar, e os desenvolvimentos tecnológicos atuais. E isso representa um desafio muito grande para nós, mas também é o que faz da Avani uma marca única.

Que resultados comprovados conseguem apresentar?

As fórmulas da Avani, todas elas únicas, passam por um processo de testes bastante meticuloso, exatamente por esse motivo… por serem únicas! Por combinarmos muitos ingredientes de forma inovadora são necessários vários testes.

Normalmente, estes procedimentos são demorados, como aconteceu, por exemplo, com o nosso último lançamento, o Creme facial Fresh Gel Acne Pore Control que ganhou prémio Top Inovação Beleza 2023. Este produto, por ter uma fórmula rica, com ingredientes inovadores nesta área de produtos (como o fruto celestial indiano amla e o óleo de neem), levou vários anos a ser estudado e testado.

Criámos o Instituto Avani onde efetuamos tratamentos capilares profissionais aos nossos clientes, utilizando exclusivamente produtos Avani com combinações adequadas a cada caso, com o principal objetivo de demonstrar a eficácia na prática para que os resultados possam ser visíveis… e também de obter o feedback direto que recebemos dos nossos clientes diariamente, que nos ajuda a evoluir.

Ou seja, o instituto foi criado com o objetivo de nos colocar à prova e testar permanentemente os nossos tratamentos e produtos. Consideramos que esta é a melhor forma de comprovarmos os nossos resultados. Podemos afirmar com toda a segurança, que na maioria dos casos, as melhorias são rapidamente visíveis e que quando os procedimentos são contínuos torna-se possível resolver ou minimizar grande parte dos problemas capilares que os nossos clientes apresentam.

Outro bom exemplo, de uma gama de produtos onde podemos comprovar resultados, é a Gama Indian Hair Vitaminada, que sendo a nossa best seller foi premiada com o prémio Top Beleza 2023 com avaliações excecionais, em que grande parte do feedback é direcionado para uma melhoria visível na saúde do cabelo.

No caso de alopecia, os vossos produtos conseguem ajudar a minimizar os efeitos da doença?

A alopecia refere-se à queda de cabelo ser temporária ou permanente, que pode estar associada a vários fatores, desde hereditários, hormonais, stress e ansiedade. É importante ressaltar que, por isso, a eficácia de qualquer tratamento específico pode variar de pessoa para pessoa, e é essencial consultar um profissional da área de medicina para orientação adequada.

Ainda assim, pelo feedback que temos vindo a receber dos clientes, podemos confirmar que os produtos Avani têm um impacto muito positivo em minimizar e em alguns casos ajudar a resolver este tipo de problema. Recebemos no instituto várias pessoas que sofrem de alopecia e verificamos as suas melhorias ao realizar os nossos tratamentos, principalmente quando o fazem continuamente durante um período de tempo.

Dentro da filosofia Ayurveda a alopecia é designada de Indralupta, e é vista como um resultado do desequilíbrio dos três doshas (vata, pitta e kapha). Neste caso da alopecia, usamos a mesma filosofia que nos restantes tratamentos, utilizando o princípio holístico de conseguir um equilíbrio no couro cabeludo como um todo.

Aplicamos uma combinação de produtos, adequados a cada caso, com ingredientes muito recomendamos pela medicina Ayurveda tais como o fruto celestial indiano amla, o açafrão biológico, o óleo de neem, o óleo de sésamo, o óleo de cravo e procedimentos específicos para massajar o couro cabeludo, muito habitual na cultura milenar indiana e filosofia Ayurveda (como a massagem capilar hair oiling que inclui vários óleos puros).

Esta massagem ajuda na esfoliação, hidratação e a melhorar a circulação, permitindo um crescimento saudável dos fios. Acredita-se que esta massagem ativa o sétimo chakra, o da coroa que está ligado à glândula pineal, e que trabalha para acalmar a nossa mente. Está localizado na parte superior da cabeça e é o centro de ligação ao universo e o ponto de entrada da energia.

Sânscrito é a língua ancestral Indiana, considerada como a mãe de todas as línguas e em sânscrito “sneha” tem 2 significados: óleo e amar, não sendo este facto uma coincidência! São estes elementos em conjunto, que têm uma contribuição significativa para a melhoria de uma condição desta natureza.

Quais são os ingredientes que mais utilizam?

Os que destacamos nos nossos produtos são:

Extrato de amla | o segredo indiano para um cabelo forte, brilhante, longo e saudável! Amla, também conhecida como a groselha indiana é proveniente da planta sagrada Amalaki, e ingrediente essencial especialmente recomendado para produtos capilares pela medicina Ayurveda, usado desde a antiguidade como o elixir para o cabelo, por ser rico em antioxidantes, vitaminas, cálcio, fósforo e caroteno. Auxilia no combate à queda, caspa, descamação e estimula o crescimento saudável dos fios.

Açafrão proveniente de Agricultura Biológica | rico e potássio, cálcio, magnésio, vitamina A e
vitamina C é considerada uma das especiarias mais caras do mundo. São necessárias aproximadamente 150 flores para extrair um grama de açafrão. Os estudos mais recentes demonstram que o extrato de açafrão tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, hidratantes e regeneradoras. Os seus efeitos calmantes, refrescantes e antioxidantes auxiliam no combate à queda, purificam o couro cabeludo e reparam a fibra.

Óleo de Cravo | utilizado há séculos na medicina Ayurveda por ser rico em magnésio, vitamina K, potássio, beta caroteno e eugenol. Este óleo é conhecido pelas propriedades antifúngicas e antisépticas sendo assim excelente para problemas do couro cabeludo como caspa e descamação. O composto de eugenol encontrado no óleo de cravo estimula o crescimento saudável dos fios e fortalece a fibra.

Cânfora | rica em propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias a Cânfora é um excelente desintoxicante do couro cabeludo. No sistema de saúde Ayurveda, todas as doenças são consideradas como resultado do desequilíbrio dos doshas Vata, Pitta e Kapha. Neste sentido, a caspa, a queda de cabelo ou o excesso de oleosidade são as consequências de um desequilíbrio dos doshas e a cânfora ou Karpura é uma erva especial que os equilibra .

Óleo de Neem | considerado como o ouro indiano proveniente das árvores Neem descrito nos antigos textos Ayurvédicos como “Sarva Roga Novarini"(a cura dos vários problemas). A árvore de Neem é sagrada e simboliza saúde e proteção. Ela é designada como a “farmácia da vila” pois cada elemento da mesma é usado para as várias áreas de cosmética e saúde. O poderoso e potente óleo de Neem provém do fruto da árvore de Neem, e é rico em propriedades antissépticas e antibacterianas.

Óleo de Sésamo | rico em Vitamina E (antioxidante natural), vitamina B6, ómega 6, zinco, magnésio, cálcio e ferro, é extraído das sementes de sésamo e considerado como um dos óleos mais antigos usados pela humanidade. Na Filosofia Hindu ele é designado como o símbolo da imortalidade! 90% dos tratamentos usados na medicina Ayurveda usam o óleo de sésamo pelas suas propriedades nutritivas e calmantes. Nutre toda a extensão da fibra capilar e proporciona brilho aos fios.

Qual a ligação entre Portugal e a Índia?

Em termos culturais a Índia e Portugal têm filosofias de vida distintas. A Índia tem uma cultura muito ligada à natureza e espiritualidade, resultado da herança de toda uma cultura milenar muito rica, onde desde a antiguidade, existe um princípio muito vincado - tudo o que recebemos, deve ser retribuído ao Universo. Portugal, sendo um país ocidental, está mais ligado à parte prática da vida assente numa estrutura social mais organizada e rigorosa.

Por ser de origem indiana, e ter nascido em Portugal, estou inserida nas duas culturas. Visito a Índia regularmente e tenho um interesse muito grande por todos os seus aspetos culturais devido à minha origem e porque tento usar os seus ensinamentos para a base da minha vida. Por outro lado, nasci e sinto-me grata de viver em Portugal, um país que admiro muito pela sua organização e rigor, e pelo carinho que tenho recebido desde sempre da sociedade portuguesa. A marca Avani tenta posicionar-se, tal como eu, no centro, tentando unir o melhor destes dois mundos: a Índia e Portugal.

A marca Avani tenta posicionar-se, tal como eu, no centro, tentando unir o melhor destes dois mundos: a Índia e Portugal.

Tento colocar todos os ensinamentos milenares da cultura indiana, que tenha aprendido, na conceção dos nossos produtos e tratamentos. Por outro lado, não abdico do rigor da nossa produção nacional que é excelente. Por esse motivo, todos os produtos da Avani Profissional são fabricados em Portugal.

Estando tão imersa nesta filosofia milenar indiana, com o princípio de vida de que tudo o que recebemos não nos pertence só a nós, quero sempre retribuir uma parte de tudo aquilo que recebo. Neste caso, da Avani Profissional, retribuímos sempre 10% de todas as nossas vendas para escolarizar meninas na Índia. Este gesto tem um impacto muito grande, principalmente nas zonas do interior, porque é muito difícil o acesso ao ensino, principalmente para meninas - esta é uma diferença cultural ainda muito vincada entre estes dois países. Este projeto é feito através de uma instituição organizada, com o nome Sandipani Vidyaniketan, que tem todo o apoio e admiração do governo indiano, dirigida pelo Gurudev Bhaishri Rameshbhai Oza, que é o meu Guru espiritual desde muito nova. Esta é a minha forma de fazer a ligação e retribuir para ambos os países.

Qual o maior segredo das indianas para um cabelo brilhante, forte e longo?
 
A Índia é um país de cores, música e muitas tradições. Existe uma forte ligação com a espiritualidade e, tal como vemos nas Deusas Indianas, e o impacto que têm nos padrões de beleza femininos, torna-se comum para as mulheres indianas de todas as idades, atribuir ao cabelo o principal símbolo da beleza feminina - o cabelo longo e saudável simboliza a beleza, a força e o poder feminino.

O cabelo longo e saudável simboliza a beleza, a força e o poder feminino

A genética da mulher indiana já lhe atribui naturalmente um cabelo mais forte, mas esse não é o único fator. Estando a cultura indiana ligada à filosofia Ayurveda que encara a saúde como um todo, para além dos fatores genéticos, são realizados procedimentos especiais para o cabelo que são praticados como um ritual, como o exemplo o hair oiling, que é uma massagem com óleos naturais no couro cabeludo, entre outros, que estão concebidos para ajudar a melhorar a circulação sanguínea, nutrir folículos capilares e fortalecer a raiz do cabelo.

Os procedimentos e rituais para o cabelo recorrem, em primeiro lugar, a ingredientes naturais, e a vários segredos milenares indianos, como o fruto celestial amla, o açafrão biológico, o óleo de sésamo, o óleo de neem, o óleo de cravo entre outros.

Para além disso, é também enfatizada a importância do equilíbrio da mente e corpo, reduzindo o stress para promover a saúde geral: práticas como meditação, yoga, respiração consciente e técnicas de relaxamento para reduzir o stress e promover o bem-estar geral. Outro ponto importante é o estilo de vida, começando pela alimentação muito baseada em vegetais, leguminosas e especiarias que têm um efeito muito positivo para a saúde geral incluindo a pele e o cabelo.

O princípio de retribuição ao Universo, ainda muito presente na cultura indiana é muito recompensador trazendo um conforto interior muito grande, que segundo o princípio holístico Ayurveda contribui de forma muito significativa para a saúde geral tendo, desta forma, em simultâneo, um impacto na saúde do cabelo. São estes os segredos milenares indianos que pretendemos transmitir como marca.

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