Estão na moda e prometem conferir energia, boa disposição e um sistema imunitário mais forte a quem as consome. As bebidas funcionais, como são apelidadas pela indústria, contêm ingredientes como probióticos e prebióticos ou hibiscus e atraem um público cada vez maior de consumidores que procura melhorar a sua saúde. Mas no que consistem de facto estas bebidas e quais os seus potenciais benefícios para a saúde?
Estas bebidas “além de hidratarem, proporcionam vantagens extra para a saúde porque contêm componentes específicos como vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras probióticas e antioxidantes”, explica Patrícia Segadães, nutricionista da Cognilab, uma clínica especializada na reabilitação e estimulação cognitiva e neuropsicológica. “São desenvolvidas com o objetivo de oferecer benefícios nutricionais ou para a saúde que vão além dos encontrados em bebidas como água, sumos tradicionais ou refrigerantes.”
O termo bebida funcional pode parecer lato e de facto é, uma vez que existem vários tipos destas bebidas, tais como as isotónicas e energéticas, que hidratam e aumentam a energia ,ou chás e infusões com antioxidantes e propriedades calmantes. Nesta categoria englobam-se também os sumos e smoothies, com misturas de frutas, vegetais e sementes, e os leites fortificados e alternativas ao leite ricos em nutrientes. Iogurtes como o kefir ou kombuchas também são consideradas bebidas funcionais devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, explica Patrícia Segadães.
Alguns dos benefícios do consumo destas bebidas, refere a especialista, passam pela melhoria da saúde digestiva, já que a “digestão pode ser auxiliada pelo consumo de probióticos e fibras” ou até por uma melhoria do desempenho físico, pois algumas bebidas podem contribuir “para a recuperação dos músculos”. O sistema imunológico também pode sair reforçado, pois é possível obter nutrientes essenciais e substâncias antioxidantes com estas bebidas. Patrícia Segadães aponta também a gestão do stress e o controlo do peso como um dos potenciais benefícios: “a saciedade é promovida pela ingestão de proteínas e fibras.”
Para Patrícia Segadães, a “crescente preocupação com a adoção de uma dieta saudável e medidas preventivas contra doenças” e a “influência das redes sociais” podem ser alguns dos motivos que têm contribuído para a popularidade destas bebidas. O fator primordial, refere, poderá ser também a evidência científica, sustentada por “estudos que validam os efeitos positivos” destas bebidas e “o feedback dos especialistas da área médica e nutricional”.
“A mudança no comportamento em relação à saúde e bem-estar pode ser observada pelo aumento no consumo de bebidas funcionais. Com o aumento da consciência sobre seus benefícios, a constante inovação no mercado e as influências sociais, é provável que essa tendência siga em expansão”, prevê a especialista.