Quase metade dos adultos com mais de 25 anos em Portugal dizem dormir menos de seis horas por dia, de acordo com os dados recolhidos em 2024 pela comissão de trabalho de patologia respiratória do sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP). Fora de Portugal o cenário também não é muito diferente. Nos Estados Unidos, um em cada quatro adultos desenvolve sintomas de insónias todos os anos, apesar de serem de curta duração, escreve o New York Times num artigo sobre uma terapia comportamental para a insónia que parece estar a revolucionar o tratamento de patologias do sono.
A privação de sono, refere o inquérito da SPP, tem impactos na saúde que continuam a ser desvalorizados pelos portugueses, apesar do número crescente de estudos que sustentam que uma higiene de sono insuficiente está associada ao surgimento de sintomas de doença mental, além de outros problemas de saúde física.
Apesar dos impactos negativos que a falta de sono tem na saúde humana, existe um tratamento eficaz para a insónia que se revela eficaz ao fim de apenas oito sessões. Conhecida como cognitive behavioral therapy for insomnia, os ensaios clínicos realizados sugerem que perto de 80% dos doentes que recorrem a este terapêutica vêem melhorias no seu sono.
A C.B.T.-I, como é conhecida a terapêutica, procura identificar e combater os comportamentos que inibem o sono: sestas durante o dia ou o uso de dispositivos antes de ir para cama são apenas alguns dos exemplos. Depois de identificados, introduzem-se novos comportamentos mais saudáveis. Formas de relaxamento como respiração ou meditação são alguns desses novos hábitos, que ajudam os doentes a ter expectativas realistas sobre as suas rotinas de sono. Após meia hora sem conseguir adormecer, os pacientes devem levantar-se da cama e realizar uma atividade num ambiente com pouca luz e sem recurso a aparelhos eletrónicos.
Uma análise de ensaios clínicos concluiu que os programas de C.B.T.-I. online auto-dirigidos eram tão eficazes como o aconselhamento C.B.T.-I. presencial. Na Internet existem vários recursos gratuitos ou de baixo custo que podem ensinar-te os princípios básicos. A app gratuita Insomnia Coach, desenvolvida pelo Departamento de Veteranos norte-americanos disponibiliza um plano semanal detalhado e um diário de sono para ajudar no processo. A Sleepio é outra aplicação credível, de acordo com um especialista citado pelo New York Times.
Em Portugal, existe uma médica referenciada pela Penn International C.B.T.-I Provider Directory, na clínica Inova Saúde, no Funchal.