Almofada | Fotografia: D.R.
Nécessaire

Queres mesmo saber o que realmente esconde a tua almofada?

Um dos piores erros que cometemos sem querer é não lavar regularmente a almofada onde dormimos. Do problema à solução, eis o que descobrimos.

Quando foi a última vez que limpaste a fundo as almofadas onde te deitas todas as noites?

Tendo em conta que passamos horas deitados a libertar transpiração, células mortas da pele, restos de produtos que colocámos na cara e no cabelo, e a reunir ácaros e outras bactérias, talvez seja melhor começar a pensar bem nesta questão.

A acumulação de resíduos na almofada, assim como noutros têxteis, pode levar a problemas de pele, como o acne, ou ao aumento de alergias, conclui um artigo que o The Huffington Post dedica ao tema. "Não podemos vê-los, mas eles estão concentrados em coisas como roupa de cama e tapetes" explica Mark R. Neustrom, médico e especialista da Kansas City Allergy & Asthma Associate, sobre os ácaros.

Colocar as almofadas na máquina de lavar uma a duas vezes por ano é um ótimo primeiro passo, muito mais do que a maioria de nós fará habitualmente, mas não é o suficiente. Mudar a fronha todas as semanas também não resolve o problema e as capas protetoras de almofada podem ajudar mas também não resultam a longo prazo. E o alerta “toca” quando a almofada começa a ficar com um tom amarelado.

Então mas, afinal, qual a melhor solução para limpar as almofadas sujas? A solução está no TikTok, pois claro. De acordo “Babs” Barbara Costello, que já conta com cerca de 3.4 milhões de seguidores, eis o que deves fazer:

  •     Enche a banheira com água muito quente;
  •     Adiciona ¼ de chávena de bicarbonato de sódio, ¼ de chávena de bórax e 2 chávenas de detergente líquido. (Se for altamente concentrado, adiciona ½ a 1 chávena.) Mexe tudo com uma grande colher de pau;
  •     Coloca duas almofadas na banheira e usa a colher de pau para as submergir;
  •     Deixa-as descansar durante 24 horas. No dia seguinte, a banheira deve estar cheia de água suja;
  •     Espreme o excesso de água;
  •     Coloca duas almofadas de cada vez na máquina de lavar e inicia um ciclo normal, sem detergente ou amaciador;
  •     Depois, coloca-as no secador com duas bolas de ténis (vão fazer com que a humidade da almofada saia com maior facilidade)

O produto final? Almofadas limpas, secas, macias e muito mais frescas.

Se não consegues esperar 24 horas e precisas de um método mais rápido, mas que provavelmente não irá remover tanta sujidade, segue estes passos:

  •     Coloca duas almofadas na máquina de lavar e adiciona ½ chávena de vinagre, ½ chávena de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de sabão em pó. Lava no ciclo normal;
  •     Lava novamente no ciclo normal, sem produtos de limpeza ou amaciadores;
  •     Coloca as almofadas no secador com bolas de ténis ou bolas de secador.

Mas, atenção, este método não funciona para todos as almofadas. Por isso, antes de pores mãos à obra, lê atentamente a etiqueta, como se de uma peça de roupa se tratasse.

Nécessaire

Sete tendências de beleza que te vão levar numa viagem nostálgica

A moda na beleza também é cíclica. Das unhas ao batom, há tendências que estão de regresso e as celebridades já andam a segui-las.

Nécessaire