Devemos beber café depois de acordar? | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Se começas a manhã com café, não sabes o mal que estás a fazer

São muitos os apreciadores de café que tomam o primeiro do dia mal acordam para terem mais energia. E se te dissermos que não é bem assim?

Um apreciador de café não dispensa a sua dose de cafeína logo pela manhã, seja com leite, americano ou expresso. O problema é que se o faz por pensar que sem ele não terá a mesma energia, poderá estar completamente enganado.  

Um vídeo viral no TikTok apresenta uma teoria de que se deve esperar até 90 minutos para beber o primeiro café depois de acordar, uma vez que durante este período os níveis de cortisol (hormona que, entre outras funções, ajuda o organismo a controlar o stress) estão mais elevados e a cafeína vai prejudicar o funcionamento. 

Existirá evidência científica sobre o assunto? 

Ben Azadi, fundador do projeto Keto Kamp e especialista em nutrição, refere que tomar café quando os níveis de cortisol estão no seu pico torna-nos mais tolerantes à cafeína e faz com que queiramos depois “um segundo, um terceiro, um quarto ou eventualmente um quinto café”, refere no TikTok. 

 

 

Já Pete Upton, especialista de saúde e fitness, refere no site da rádio australiana Australian Broadcasting Corporation, que a cafeína "não dá energia a ninguém... mas bloqueia um receptor no cérebro [relacionado com o sono]" e é por isso que, quando interrompemos as hormonas do sono e o cortisol com um café de manhã, por vezes não conseguirmos dormir tão facilmente à noite.

O que devemos então fazer? Esperar 90 minutos para tomar café. "90 minutos depois de acordarmos, a função cerebral acorda, as hormonas do stress estabilizam e tudo começa a entrar no ritmo do dia”, aconselha Pete Upton.

Nécessaire

As pétalas de flores que hidratam os lábios por menos de €10

Se não tens o hábito de hidratar os lábios, este batom da Kiko dá-te um novo motivo para o fazeres.

Nécessaire