Transplante de sobrancelhas | Edição: Vasco dos Santos
ViceVersa

Transplante de sobrancelhas está na moda, mas vale a pena? A Versa diz sim

O transplante é um procedimento cada vez mais procurado por todos aqueles que desejam sobrancelhas mais cheias e espessas. Será mesmo eficaz? Fomos comprovar com uma especialista capilar.

Se os olhos são considerados a janela da alma, então as sobrancelhas são a moldura que os complementa, proporcionando simetria e harmonia ao rosto. São responsáveis pelas nossas expressões faciais e, se não existirem cuidados ou muita queda de fios, podem afetar a nossa aparência física e até a autoestima e confiança.

Para conseguir as sobrancelhas perfeitas, mais cheias e espessas, há quem esteja disposto a gastar muito dinheiro e já não basta maquilhagem, micropigmentação ou o microblading. O procedimento mais procurados nos últimos tempos é o transplante de sobrancelhas, que já se tornou tendência na área da cirurgia estética, sobretudo entre as celebridades de Hollywood mas também se faz muito em Portugal.

Semelhante ao transplante de cabelo, este procedimento colhe folículos geralmente da parte de trás do couro cabeludo, que são implantados na região da sobrancelha e depois criam raízes e florescem lentamente em sobrancelhas espessas e luxuriantes.

Mas que implicações tem? Como se vão comportar folículos de cabelo na zona das sobrancelhas? E quanto custa tudo isto? A Versa conversou com a Dra Mariana Alves, especialista em medicina capilar e tirou todas as dúvidas.

O transplante de sobrancelhas é algo que se faça em Portugal  ou que comece a ser procurado?

Na verdade, é um procedimento realizado há já algum tempo, mas, com a nova tendência de sobrancelhas mais grossas, está novamente a ser procurado.

Quanto pode custar este procedimento?

Depende da quantidade de fios necessária, cada caso deve ser avaliado individualmente e pode chegar até aos €3000.

Como se realiza este procedimento? Quais são as implicações?

É um procedimento simples. Retiramos folículos do próprio couro cabeludo do paciente e escolhemos os fios mais finos e parecidos com os fios da sobrancelha. A anestesia é local e o tempo de recuperação vai de 7 a 10 dias.

Para aquele paciente que não tem nenhum fio na sobrancelha, muitas falhas ou uma sobrancelha muito fina, recomendo este procedimento pois o resultado é bastante natural. Para aqueles que têm apenas uma falha, recomendo técnicas de micropigmentação fio a fio que dão um aspeto natural, apenas tem que ser repigmentado cada 2-3 anos.

Não existem efeitos adversos importantes, apenas recomendo que seja realizado com um médico experiente pois existem algumas características anatómicas que devem ser respeitadas para ter um aspeto natural.

É possível que, ao colocar na sobrancelha folículos da cabeça, os fios não parem de crescer?

Os fios ao princípio crescem como os fios do couro cabeludo, e devem ser aparados quinzenalmente. Após alguns meses, a taxa de crescimento cai, e passam a comportar-se como os fios da própria sobrancelha.

O que recomenda para umas sobrancelhas mais cheias e saudáveis?

O mais importante é evitar a depilação excessiva e ter os mesmos cuidados de lavar, desmaquilhar e hidratar como se faz com o rosto.

Nécessaire

Corre por estes tratamentos modeladores

Quando exercício físico e alimentação não bastam, quais os tratamentos mais indicados para ajudar a definir os glúteos? Mariana Alves, médica especialista em medicina estética, explica tudo.

ViceVersa