Fotografia: Pexels
Nécessaire

Adeus insónias: o truque simples para dormir melhor

Uma terapeuta de insónias tem um truque para voltar a conseguir ter noites de sono de qualidade. É simples e nem custa dinheiro.

Uma boa noite de sono é valiosa, todavia nem sempre temos as condições necessárias para a garantir. Uma parte dos portugueses queixa-se do facto de acordar várias vezes durante a noite (61,3%), outra do stress (15,6%), outra dos movimentos do parceiro ao virar-se (46,9%) ou do ressonar de outrem (25,3%), segundo um recente estudo sobre descanso promovido pela Conforama. Mas há ainda mais um fator que afeta milhões de pessoas em todo o mundo: insónias.  

São difíceis de combater e levam ao desespero de quem realmente quer e precisa de dormir, mas não consegue. Há quem recorra a comprimidos, a tampões para os ouvidos, a máscaras para os olhos, no fundo, todas as opções disponíveis que mesmo assim muitas vezes não surtem efeito.  

E se a solução for simplesmente escrever (prática também conhecida como journaling, que consiste em expressar pensamentos através da escrita)?  

A proposta foi dada pela coach do sono e terapeuta de insónias Camilla Stoddart à jornalista freelancer Fleur Britten, que partilhou na revista Vogue indiana o método que a pôs a dormir que nem um anjo. Segundo a terapeuta, uma mente agitada é propensa à ansiedade suscitada por uma amígdala cerebral, que continua ativa estejamos a dormir ou acordados.  

“A amígdala é o centro de preocupação do seu cérebro e é responsável pelo processamento das emoções – é a amígdala que avalia se algo justifica entrar em pânico”, explicou Camilla Stoddart a Fleur Britten.  

Para limpar a amígdala de qualquer tipo de ansiedade antes de dormir, a recomendação da especialista em insónias é escrever um diário no qual fiquem expressas todas as preocupações de modo a que não se intrometam no sono.  

“Durante toda a vida adulta, a nossa maneira de lidar com o stress tem sido durante a noite – é preciso destreinar o cérebro”, refere a terapeuta.  

É sugerido pela especialista experimentar o journaling durante uma semana para ver os efeitos que, no caso da jornalista, refletiram-se num sono de seis horas seguidas todas as noites passados sete dias da prática, até chegar às tão desejadas oito.  

Não se trata de um milagre, só de uma ferramenta que ajuda a acabar com a ansiedade que provoca insónias.  

Como pôr em prática o journaling?  

O journaling não só ajuda a combater as insónias, como a controlar emoções, a melhorar o humor, a reduzir o stress e a priorizar problemas, medos e preocupações, segundo o Centro Médico da Universidade de Rochester, em Nova Iorque.  

Para começar a pôr em prática, é fundamental criar uma rotina, um horário, para não falhar a escrita diária, adotar um método que esteja sempre à mão (papel ou o telefone) e deixar as ideias fluírem sem preocupações com erros ortográficos ou sobre o que possam pensar.

Se precisas de uma linha orientadora para começar, podes seguir as dicas da plataforma de coaching BetterUp:  

  • Fazer uma lista de coisas e pessoas pelas quais és grato;
  • Escrever sobre uma situação recente desafiante;
  • Escrever uma carta (sem enviar) para alguém;
  • Fazer nota de pequenas coisas que te trazem alegria ao longo do dia;
  • Recordar a melhor decisão alguma vez tomada;
  • Escrever afirmações positivas diárias. 
Design e Artes

13 peças decorativas que afirmam o minimalismo como o novo luxo

Uma das tendências de decoração para 2023 é o luxo natural, assente numa estética minimalista. Descobre-a nestas peças, da Boa Safra à Heme.

Nécessaire