Todo e qualquer desporto é bom para a nossa saúde física e mental. Nós sabemos e, aliás, até já começamos a ficar cansados que nos digam isso. (Não me intepretam mal, mas sofro de preguicite aguda). Mas também não podemos negar que arranjamos mil e uma desculpas para nos esquivarmos aos treinos.
Seria o sonho de todo o ser humano praticar desporto que nos desse energia, força e sanidade mental sem termos que nos esforçar muito, não é verdade?
A Universidade de Harvard parece que ouviu as nossas preces, uma vez que, de acordo com uma das suas publicações médicas, o Tai Chi é uma das melhores coisas que se pode fazer para manter uma boa condição física. Aqueles que praticam esta modalidade podem manter-se em forma para o resto das suas vidas, vão conseguir reduzir o stress e a ansiedade, sem esquecer que vão, certamente, passar alguns minutos de extrema tranquilidade e paz. E com um mundo tão apressado, isto é, música para os nossos ouvidos.
O Tai Chi é uma arte marcial antiga e tem vindo a provar a sua eficácia ao longo dos tempos. Este desporto ajuda a melhorar a força muscular na parte superior e inferior do corpo. Há peritos que comparam a prática regular deste desporto a um treino de resistência.
Os benefícios não ficam por aqui. É possível melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, duas das coisas que vamos perdendo com a idade. Para os mais irrequietos, quem praticar o Tai Chi de forma mais rápida, é quase como se estivesse a treinar cardio.
Com tantos benefícios associados à sua prática, não admira que este seja considerado um dos melhores exercícios físicos.
Não precisamos de máquinas, equipamento ou um local específico para o fazer. É aconselhado para todas as idades. É uma mistura perfeita, diga-se, de desporto e meditação.
Depois de tudo aquilo que leste, achas mesmo que vais conseguir arranjar uma desculpa para não começares a praticar Tai Chi?
Deixa-te inspirar com este vídeo.