Abby Elliott. Balletcore nos Globos de Ouro | Fotografia: Getty
Nécessaire

A tendência balletcore subiu à cabeça com estes nove penteados

Com um coque baixo ou alto, adere à tendência balletcore. Há propostas para todas as ocasiões.

Este ano, estão de volta as sabrinas, assim como o tule, os bodys, as leggings e as caneleiras. Ou seja, a estética balletcore, que saltou dos anos áureos do ballet e da saga de filmes de sucesso como Step Up para as tendências que marcam a atualidade.

Contudo, o balletcore vai muito além das roupas que combinam “o conforto atlético com as roupas mais elaboradas que usarias para o trabalho e para compromissos sociais”, conforme descreve a vice-presidente do estúdio Thirty Three Threads, Jennifer Glover, no InStyle.

A tendência chega também ao universo da beleza, atrevés de penteados, mais especificamente, o coque de bailarina. Aliás, a hashtag #balletcore é já um fenómeno nas redes sociais, com tutoriais de coques que somem milhares de visualizações. 

As opções variam entre um estilo mais descontraído ou mais formal, havendo vários exemplos recentes deste último nos Globos de Ouro, trazidos por Abby Elliott, Jessica Chastain ou Michelle Williams.  

Toma nota dos vários coques apontados como os penteados favoritos de 2023.  

1. Num cabelo curto 

O segredo para fazer um coque num cabelo curto é colocá-lo mais baixo do que num típico balletcorebun. Começa com um apanhado simples e segue o tutorial abaixo.

  

2. Entrelaçado  

Fácil de fazer e elegante, este apanhado começa por separar o cabelo em duas partes e o resto do processo é apresentado neste vídeo.

  

3. Coque alto  

A melhor opção para um bad hair day é um coque alto. No fundo, consiste num apanhado simples, mas com um toque adicional de sofisticação. 

  

4. Com trança 

Eis um twist numa outra opção de coque. Para um efeito relevo no cabelo, junta-se duas tranças num coque que deve ficar acima da nuca.  

 

5. Brilhante  

O penteado ideal para levar a um casamento ou a uma festa é este coque com efeito brilhante. Exige a aplicação de um gel em todo o cabelo, que deve estar apanhado e com risco ao meio. Depois, cobre-se o coque com uma rede que fixa o penteado e colocam-se ganchos.  

  

6. Coque com french twist  

Segue-se mais uma variação de coque, desta vez, com influência francesa. Este coque não é redondo como os habituais, sofrendo um processo diferente.

  

7. Descontraído 

Sem contar com algumas ocasiões especiais, é habitual vermos Hailey Bieber num estilo descontraído, no qual por vezes inclui um coque. Um coque informal que deixa algumas pontas do cabelo fora do penteado. Além deste pormenor, também contamos com brilho.

  

8. Com franja aberta 

Se já aderiste à tendência do "Butterfly Haircut", este coque é para ti. Quem tem a franja mais curta, usa este coque num penteado fácil de executar. 

 

9. Com acessórios 

O Balletcore também pode incluir acessórios que complementem um look, sejam ganchos a delinear a linha do cabelo ou um scrunchie a envolver o coque. Hoje em dia, também existem lenços que ajudam a fazer o penteado.  

 

Coolhunting

Da Zara à Miu Miu: o 'tweed' não é coisa do passado

As francesas adoram 'tweed' e parece que Charlotte Casiraghi, bem como a sua mãe, a princesa Carolina do Mónaco, também é fã. E nós queremos copiar o look.

Nécessaire