Fotografia: reprodução filme "Breakfast At Tiffany's"
Nécessaire

Afinal, esta tendência do Tik Tok é um perigo para a saúde

O Tik Tok não é sempre divertido e há uma tendência que está a preocupar profissionais de saúde.

A facilidade com que uma rede social de rápido consumo, como é o caso do Tik Tok, pode desencadear decisões arriscadas é grande e os desafios são tentadores. Vemos um vídeo, acreditamos no que nos dizem e queremos experimentar. Assim nascem estas tendências digitais, com vídeos que nos parecem credíveis e que nos dão uma certa confiança, já que vemos tiktokers satisfeitos com os “ditos resultados” de uma experiência.

Mas nem tudo o que parece benéfico ou inofensivo o é e a nova moda para “dormir melhor” é, afinal, um risco para a saúde. #mouthtape é a hashtag que encontramos nas publicações que nos mostram tiktokers a falarem sobre os benefícios de tapar a boca com fita adesiva, antes de dormirem. A maioria acredita que esta técnica melhora uma noite de sono porque obriga a respirar pelo nariz e até há alguns profissionais de saúde que já aderiram, o que torna ainda mais difícil travar a crença sobre esta tendência.

No entanto, nos últimos tempos, vários são os médicos que nos alertam para o perigo da moda “Mouth Tapping”, defendendo que os riscos da fita adesiva bucal superam em muito os benefícios. 

A Diretora Clínica do Sono do OSF HealthCare, Dr.ª Kaninika Verma, explica que colocação de fita adesiva na boca enquanto se dorme pode agravar os problemas respiratórios e ser um factor de risco para a apneia do sono ou simplesmente causar perturbações do sono.

"A maioria de nós, médicos, quando vimos isto pela primeira vez, pensámos que se tratava de uma piada. Mas, claramente, não o é. Pode-se comprar estas fitas de boca na Amazon e CVS, e em todos estes lugares. Portanto, é claramente uma coisa real, mas não é nada seguro", adverte.

Os entusiastas das fitas adesivas bucais afirmam que a prática ajuda com a boca seca, mau hálito, higiene oral e prevenção do ressonar. A Dr.ª Verma discorda e diz que isto não é apenas perigoso, como pode esconder a origem de um problema de sono.

"Então, a grande questão é, por que usamos esta fita adesiva bucal? É preciso fazer uma pergunta abrangente e dar um mergulho mais profundo sobre esta questão com um médico ou um profissional treinado", diz a Dr.ª Verma.

 

A médica alerta, ainda, para o facto de muitas destas modas serem apenas entretenimento e que os distúrbios de sono são condições médicas graves. Ter um défice de sono compromete a capacidade de aprender, prejudica o sistema imunitário, e pode aumentar o risco para outras condições de saúde.

Para uma boa noite de sono, o melhor mesmo será recorrer a profissionais de saúde ou seguir as dicas que estamos fartos de ouvir, como largar dispositivos antes de dormir, deitar cedo e cedo erguer, comer de forma saudável… e por que não ler um livro muito aborrecido?

Gourmet

Mamma Mia! Um brunch italiano aterrou em Lisboa

Uma viagem aos sabores de itália sem ter de apanhar avião? Estás à espera de quê?

Nécessaire