Fotografia: Unsplash
Nécessaire

"Buccal Fat Removal": que cirurgia é esta que ficou tão famosa Tik Tok?

Se passas muito tempo a ver vídeos de beleza no Tik Tok, já te deves ter deparado com a mais recente tendência.

A “buccal fat removal”, ou remoção de gordura da bochecha, pretende tornar o rosto fino, as mandíbulas mais definidas e as bochechas mais delineadas. E é o atual padrão de beleza entre os famosos.

A moda já existe há vários anos, mas a Internet só se deu conta dela quando celebridades como a atriz de Glee, Lea Michele, surgiram com as bochechas praticamente irreconhecíveis. Desde então, a remoção de gordura na zona da boca e bochechas tornou-se um dos assuntos mais comentados e pesquisados.

Mas em que consiste? É a remoção de gordura da almofada de gordura bucal, uma massa de tecido localizada profundamente na bochecha, normalmente realizada com anestesia local. Um cirurgião criará pequenas incisões em ambos os lados do interior da boca do paciente para expor a gordura bucal e, em seguida, remover parte ou toda a gordura. É uma cirurgia irreversível.

Embora seja o novo procedimento favorito das celebridades que querem parecer mais novas, a verdade é que, segundo vários especialistas a quem lhes foi pedida opinião sobre o tema, remover o volume do rosto pode ter um efeito de envelhecimento prematuro. Porque à medida que o paciente envelhece, e naturalmente perde volume no rosto, a falta de gordura bucal pode fazer com que pareça demasiado magro e mais velho do que na realidade é. Além disso, cirurgiões plásticos alertam para o risco de paralisia facial ou lesão do canal que leva saliva à boca.

No entanto, outro médico como o que operou Chrissy Teigen - mais uma celebridade que assumiu ter aderido à tendência - defende que se trata de uma cirurgia rápida, que demora cerca de 30 minutos, segura, com muito poucos riscos.

Mas ciências à parte, quase tão grave como possíveis sequelas, é a fixação que dia após dia se gera em torno de tendências, sobretudo as que combinam celebridades, uma rede social fortíssima e um desejo crescente de busca pelo corpo perfeito. É a tempestade perfeita.

Coolhunting

Aceita um conselho: não demores muito a comprar estes ténis

Bella Hadid é uma das celebridades que está rendida ao modelo da Adidas, que tem décadas de história e está prestes a acrescentar mais um ponto.

Nécessaire