Vitamina C | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Eis tudo o que tens de saber sobre vitamina C pelo bem da tua pele

A vitamina C é uma preciosa aliada da saúde, mas a beleza também ganha muito com os seus benefícios. Juliana Pais, especialista em Medicina Estética, explica-nos tudo e diz-nos quais são os melhores produtos.

O que é a vitamina C?

Também conhecida como ácido ascórbico, é uma molécula fundamental para o desenvolvimento do corpo humano, sendo essencial para os ossos, tendões e pele. É considerada um antioxidante potente e é cada vez mais usada na cosmética pela sua capacidade de eliminar os radicais livres, reduzindo assim os sinais do envelhecimento. Além disso, é capaz de auxiliar na reparação dos danos já causados na pele por agressores diários, sendo capaz de melhorar o aspeto das rugas finas, devolvendo a luminosidade e melhorando a firmeza cutânea.

O que a vitamina C faz com a nossa pele?

Esta molécula é capaz de proteger a pele de diversas formas:

- Funciona como um escudo contra os radicais livres, combatendo o stress oxidativo provocado por fatores externos como a radiação solar, calor, poluição ambiental, assim como a exposição à luz diária, seja pelo uso do telemóvel ou computador ou pela iluminação existente nos espaços fechados. Desta forma, evita o envelhecimento precoce da pele;

- Ajuda a clarear e a uniformizar o tom da pele porque contribui para a inibição da tirosinase, que é a enzima que transforma a tirosina em melanina, diminuindo desta forma a formação de manchas;

- Atua na produção de colágeno e, consequentemente, corrige pequenas rugas e linhas de expressão. Além disso, ajuda a reter a água na pele deixando-a mais hidratada e elástica;

-  Melhora a luminosidade da pele, pela sua ação antioxidante e por todos os benefícios referidos anteriormente.

Existem várias fórmulas de vitamina C?

A vitamina C pode ser encontrada em vários tipos de formulações, desde ampolas, séruns, gel ou creme. Seguramente, os séruns são a formulação mais comum encontrada no mercado por fornecer uma alta concentração da molécula e também por permitir uma maior penetração e estabilidade do produto.

O ácido L-ascórbico é uma molécula instável para formulação em uso tópico, por isso têm sido utilizados derivados mais estáveis como ascorbil fosfato de sódio, palmitato ascórbico ou o ascorbil fosfato de magnésio. Estes são derivados da vitamina C e são formulados de forma diferente, sendo alguns deles hidrossolúveis e adaptados à pele mais sensível. No entanto, não está provado que os derivados, após aplicação tópica, sejam absorvidos pela pele ou convertidos em ácido L-ascórbico após a penetração. Estudos revelam ainda que o pH da vitamina C interfere com a sua absorção, sendo que um pH mais baixo (inferior a 3,5) é ideal para que seja eficaz.

Relativamente à composição, podemos ainda dividir a vitamina C em duas categorias: anidro (que significa "sem água") e à base de água. Este último normalmente vem acondicionado em frascos opacos e escuros para manter a estabilidade da vitamina, pois esta normalmente é mais instável e sensível à luz. No entanto, independentemente da composição é importante manter o frasco sempre bem fechado e guardado num local fresco e mais escuro, por forma a evitar alterações da composição.

Como saber se posso usar vitamina C?

Se é a primeira vez que alguém vai utilizar vitamina C, deve começar com uma concentração baixa e ir subindo à medida que a pele estiver adaptada. Além disso, recomenda-se que não se use diariamente numa fase inicial, mas sim que se começe por um esquema de três vezes por semana. É importante ainda adaptar o tipo de vitamina C, especialmente quando se trata de uma pele com tendência a oleosidade, sendo que as formulações com ácido L-ascórbico podem ser as mais adequadas. Por outro lado, quando falamos de uma pele seca e sensível, o ascorbil fosfato de magnésio, uma vitamina C solúvel em água, pode ser o mais indicado por ser menos irritante e mais hidratante.

Quando e como usar?

A vitamina C pode ser usada todo o ano, mas a verdade é que as vendas deste produto disparam com a chegada da primavera, pois o seu benefício na prevenção das manchas faz com que seja mais requerido nesta altura do ano. No entanto, o seu benefício antioxidante faz com que possa e deva ser usado todo o ano.

Pode ser usada de manhã e à noite, no entanto recomenda-se que seja aplicada, preferencialmente, pela manhã pelo seu efeito protetor contra os danos oxidativos. No entanto, também funciona como ativo reparador durante noite, motivo pelo qual também se aconselha o seu uso nesta altura.

Após a colocação da vitamina C pela manhã, deve-se associar o uso de protetor solar. Aliás, existem estudos que referem que o uso de protetor solar associado à vitamina C permite uma proteção mais abrangente, uma vez que o protetor solar por si só não consegue bloquear todas as radiações.

Os resultados não são imediatos e são necessárias várias semanas/meses para se observarem na pele.

O que não se pode misturar?

Antigamente, pensava-se que a vitamina C era incompatível com muitos ativos, incluindo o retinol, mas estudos mais recentes referem que não. A vitamina C pode perfeitamente ser combinada com niacinamida, peptídeos, alfa e beta hidroxiácidos, assim como com o retinol. Alguns estudos referem a sinergia entre a vitamina C e retinol, sendo benéfico o seu uso concomitante para prevenir o envelhecimento da pele.

Sabemos ainda que muitas empresas de cosméticos combinam vários antioxidantes nos seus produtos para os potenciar. Combinação de vitaminas C e E, assim como ácido ferúlico podem ter benefícios para a pele, sendo muito utilizados na cosmética atual.

Vê também quais são os dez melhores produtos com vitamina C, recomendados pela Dr.ª Juliana Pais.

Gourmet

Estes almoços e jantares especiais mostram os melhores produtos do país

O projeto itinerante Residência, do chef João Rodrigues, está de volta à estrada e pára em Idanha-a-Velha entre 27 e 28 de maio.

Nécessaire